Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM, IMPRESSÃO 3D E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A CONSTRUÇÃO DE BUSTO INTERATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128949
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9656
    "inscrito_id" => 20861
    "titulo" => "MODELAGEM, IMPRESSÃO 3D E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A CONSTRUÇÃO DE BUSTO INTERATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este artigo detalha a concepção e o desenvolvimento de um busto 3D interativo, uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de história. O projeto integra a materialidade da impressão 3D com a inteligência artificial (IA) para comunicação, visando aprimorar o engajamento e a compreensão dos estudantes. A metodologia envolveu a modelagem 3D do busto com base em referências históricas para garantir fidelidade fisionômica, seguida pela impressão 3D utilizando tecnologias como FDM ou SLA, com foco na durabilidade e segurança para uso escolar. O ponto central da interatividade reside no sistema de IA, que utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN). Um vasto banco de dados histórico foi compilado para treinar um modelo de PLN, permitindo que o busto compreenda e gere respostas coerentes e informativas às perguntas dos alunos. A IA foi projetada para simular uma conversação fluida, adaptando o conteúdo ao nível de compreensão do estudante e apresentando múltiplas perspectivas sobre os eventos históricos. A integração física da IA com o busto é realizada por um microcontrolador, que gerencia a entrada e saída de áudio, otimizando a comunicação para respostas quase instantâneas. Os desafios técnicos incluíram a precisão da modelagem 3D, a escolha de materiais duráveis para impressão e a garantia de respostas historicamente precisas e imparciais da IA. A latência na resposta da IA e a qualidade do áudio também foram superadas para assegurar uma experiência de usuário fluida. Este projeto demonstra o potencial transformador da união entre manufatura aditiva e IA na educação, materializando figuras históricas e transformando-as em tutores virtuais. Ao criar uma ponte entre o passado e o presente, o busto interativo não apenas facilita a compreensão de eventos complexos, mas também estimula o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos, pavimentando o caminho para novas abordagens pedagógicas imersivas e memoráveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20861_TB9656_30102025120207.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO DIEGO DE OLIVEIRA NAVOSSAT"
    "autor_nome_curto" => "PAULO NAVOSSAT"
    "autor_email" => "paulo.navossat@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128949
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9656
    "inscrito_id" => 20861
    "titulo" => "MODELAGEM, IMPRESSÃO 3D E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A CONSTRUÇÃO DE BUSTO INTERATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este artigo detalha a concepção e o desenvolvimento de um busto 3D interativo, uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de história. O projeto integra a materialidade da impressão 3D com a inteligência artificial (IA) para comunicação, visando aprimorar o engajamento e a compreensão dos estudantes. A metodologia envolveu a modelagem 3D do busto com base em referências históricas para garantir fidelidade fisionômica, seguida pela impressão 3D utilizando tecnologias como FDM ou SLA, com foco na durabilidade e segurança para uso escolar. O ponto central da interatividade reside no sistema de IA, que utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN). Um vasto banco de dados histórico foi compilado para treinar um modelo de PLN, permitindo que o busto compreenda e gere respostas coerentes e informativas às perguntas dos alunos. A IA foi projetada para simular uma conversação fluida, adaptando o conteúdo ao nível de compreensão do estudante e apresentando múltiplas perspectivas sobre os eventos históricos. A integração física da IA com o busto é realizada por um microcontrolador, que gerencia a entrada e saída de áudio, otimizando a comunicação para respostas quase instantâneas. Os desafios técnicos incluíram a precisão da modelagem 3D, a escolha de materiais duráveis para impressão e a garantia de respostas historicamente precisas e imparciais da IA. A latência na resposta da IA e a qualidade do áudio também foram superadas para assegurar uma experiência de usuário fluida. Este projeto demonstra o potencial transformador da união entre manufatura aditiva e IA na educação, materializando figuras históricas e transformando-as em tutores virtuais. Ao criar uma ponte entre o passado e o presente, o busto interativo não apenas facilita a compreensão de eventos complexos, mas também estimula o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos, pavimentando o caminho para novas abordagens pedagógicas imersivas e memoráveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20861_TB9656_30102025120207.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO DIEGO DE OLIVEIRA NAVOSSAT"
    "autor_nome_curto" => "PAULO NAVOSSAT"
    "autor_email" => "paulo.navossat@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo detalha a concepção e o desenvolvimento de um busto 3D interativo, uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de história. O projeto integra a materialidade da impressão 3D com a inteligência artificial (IA) para comunicação, visando aprimorar o engajamento e a compreensão dos estudantes. A metodologia envolveu a modelagem 3D do busto com base em referências históricas para garantir fidelidade fisionômica, seguida pela impressão 3D utilizando tecnologias como FDM ou SLA, com foco na durabilidade e segurança para uso escolar. O ponto central da interatividade reside no sistema de IA, que utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN). Um vasto banco de dados histórico foi compilado para treinar um modelo de PLN, permitindo que o busto compreenda e gere respostas coerentes e informativas às perguntas dos alunos. A IA foi projetada para simular uma conversação fluida, adaptando o conteúdo ao nível de compreensão do estudante e apresentando múltiplas perspectivas sobre os eventos históricos. A integração física da IA com o busto é realizada por um microcontrolador, que gerencia a entrada e saída de áudio, otimizando a comunicação para respostas quase instantâneas. Os desafios técnicos incluíram a precisão da modelagem 3D, a escolha de materiais duráveis para impressão e a garantia de respostas historicamente precisas e imparciais da IA. A latência na resposta da IA e a qualidade do áudio também foram superadas para assegurar uma experiência de usuário fluida. Este projeto demonstra o potencial transformador da união entre manufatura aditiva e IA na educação, materializando figuras históricas e transformando-as em tutores virtuais. Ao criar uma ponte entre o passado e o presente, o busto interativo não apenas facilita a compreensão de eventos complexos, mas também estimula o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos, pavimentando o caminho para novas abordagens pedagógicas imersivas e memoráveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.