ENTRE ALGORITMOS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128951 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9658 "inscrito_id" => 20919 "titulo" => "ENTRE ALGORITMOS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com a inclusão da Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiu a necessidade de desenvolver e avaliar habilidades relacionadas ao pensamento computacional na educação básica. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades da avaliação dessas habilidades, a partir da experiência da Start by Alura, uma unidade de negócio do ecossistema ALUN, que visa democratizar o ensino de computação em escolas públicas e privadas por meio de unidades temáticas que aliam ludicidade e intencionalidade pedagógica. Inicialmente, a avaliação se dava por meio de listas de exercícios com foco na fixação de conteúdos. A partir de 2025, passou-se a implementar avaliações finais por unidade, baseadas em uma matriz de referência e fundamentadas em princípios da psicometria, especialmente da Teoria Clássica dos Testes (TCT). O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores como Luckesi (2011), ao tratar da avaliação como prática formativa e emancipadora, e Pasquali (2010), no que tange à construção de instrumentos válidos e confiáveis. As diretrizes do INEP também foram consideradas na elaboração dos instrumentos. Embora ainda em fase inicial de análise, os dados apontam médias de acerto entre 40% e 50%, suscitando questionamentos sobre a efetividade das estratégias de ensino e a adequação dos instrumentos avaliativos. Este artigo, portanto, propõe uma problematização sobre a centralidade da avaliação no processo de ensino do pensamento computacional, destacando a importância de se construir práticas avaliativas coerentes, inclusivas e tecnicamente fundamentadas, alinhadas aos pressupostos da Lei de Diretrizes de Bases (LDB), da Lei federal nº 14.533, de 2023, e do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à garantia de uma educação digital e de qualidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20919_TB9658_30102025145731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FEIJÓ MASCHETI" "autor_nome_curto" => "FE MASCHETI" "autor_email" => "fernanda.feijo@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128951 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9658 "inscrito_id" => 20919 "titulo" => "ENTRE ALGORITMOS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com a inclusão da Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiu a necessidade de desenvolver e avaliar habilidades relacionadas ao pensamento computacional na educação básica. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades da avaliação dessas habilidades, a partir da experiência da Start by Alura, uma unidade de negócio do ecossistema ALUN, que visa democratizar o ensino de computação em escolas públicas e privadas por meio de unidades temáticas que aliam ludicidade e intencionalidade pedagógica. Inicialmente, a avaliação se dava por meio de listas de exercícios com foco na fixação de conteúdos. A partir de 2025, passou-se a implementar avaliações finais por unidade, baseadas em uma matriz de referência e fundamentadas em princípios da psicometria, especialmente da Teoria Clássica dos Testes (TCT). O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores como Luckesi (2011), ao tratar da avaliação como prática formativa e emancipadora, e Pasquali (2010), no que tange à construção de instrumentos válidos e confiáveis. As diretrizes do INEP também foram consideradas na elaboração dos instrumentos. Embora ainda em fase inicial de análise, os dados apontam médias de acerto entre 40% e 50%, suscitando questionamentos sobre a efetividade das estratégias de ensino e a adequação dos instrumentos avaliativos. Este artigo, portanto, propõe uma problematização sobre a centralidade da avaliação no processo de ensino do pensamento computacional, destacando a importância de se construir práticas avaliativas coerentes, inclusivas e tecnicamente fundamentadas, alinhadas aos pressupostos da Lei de Diretrizes de Bases (LDB), da Lei federal nº 14.533, de 2023, e do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à garantia de uma educação digital e de qualidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20919_TB9658_30102025145731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FEIJÓ MASCHETI" "autor_nome_curto" => "FE MASCHETI" "autor_email" => "fernanda.feijo@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }