Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE ALGORITMOS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com a inclusão da Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiu a necessidade de desenvolver e avaliar habilidades relacionadas ao pensamento computacional na educação básica. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades da avaliação dessas habilidades, a partir da experiência da Start by Alura, uma unidade de negócio do ecossistema ALUN, que visa democratizar o ensino de computação em escolas públicas e privadas por meio de unidades temáticas que aliam ludicidade e intencionalidade pedagógica. Inicialmente, a avaliação se dava por meio de listas de exercícios com foco na fixação de conteúdos. A partir de 2025, passou-se a implementar avaliações finais por unidade, baseadas em uma matriz de referência e fundamentadas em princípios da psicometria, especialmente da Teoria Clássica dos Testes (TCT). O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores como Luckesi (2011), ao tratar da avaliação como prática formativa e emancipadora, e Pasquali (2010), no que tange à construção de instrumentos válidos e confiáveis. As diretrizes do INEP também foram consideradas na elaboração dos instrumentos. Embora ainda em fase inicial de análise, os dados apontam médias de acerto entre 40% e 50%, suscitando questionamentos sobre a efetividade das estratégias de ensino e a adequação dos instrumentos avaliativos. Este artigo, portanto, propõe uma problematização sobre a centralidade da avaliação no processo de ensino do pensamento computacional, destacando a importância de se construir práticas avaliativas coerentes, inclusivas e tecnicamente fundamentadas, alinhadas aos pressupostos da Lei de Diretrizes de Bases (LDB), da Lei federal nº 14.533, de 2023, e do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à garantia de uma educação digital e de qualidade para todos.

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