A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128953 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9662 "inscrito_id" => 21153 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR" "resumo" => "Este texto aborda alguns pontos de reflexão no que se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadas à educação de jovens e adultos. Considerando o permanente processo evolutivo e educativo do aluno inserido nesta modalidade, percebe-se como desafio para a EJA, assegurar o direito do jovem/adulto de ser o sujeito de sua própria história. Neste sentido, destaca-se a importância do olhar sobre o currículo e sua aplicabilidade, bem como uma formação adepta de continuidade a fim de assegurar que este currículo subsidie a prática pedagógica numa perspectiva de educação significativa e de qualidade, na qual o aluno se constitua como o sujeito em sua aprendizagem. Objetiva-se a partir desta análise observar e contribuir com o processo de formação do educador numa perspectiva de aprendizagem contínua, ressignificando o fazer pedagógico. Para tanto, alegamos a exigência de que o docente utilize uma metodologia própria a essa modalidade de ensino, uma organização do trabalho escolar diferenciada, oportunizando assim, melhores condições para que o educando tenha acesso, permanência e êxito durante todo o processo de escolaridade visando o acolhimento e convivência das diferenças e, sobretudo, a promoção humana dos indivíduos por meio de uma interação social, postulando uma escola de qualidade para todos. Por último, finalizamos com uma discussão possível entre novas concepções de um processo formativo pedagógico, para chegar a uma proposição de um debate do fazer currículo contextualizado em espaços escolares de educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21153_TB9662_03112025144404.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO GOMES LÚCIO" "autor_nome_curto" => "BRUNO LÚCIO" "autor_email" => "suportebrunolucio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128953 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9662 "inscrito_id" => 21153 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR" "resumo" => "Este texto aborda alguns pontos de reflexão no que se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadas à educação de jovens e adultos. Considerando o permanente processo evolutivo e educativo do aluno inserido nesta modalidade, percebe-se como desafio para a EJA, assegurar o direito do jovem/adulto de ser o sujeito de sua própria história. Neste sentido, destaca-se a importância do olhar sobre o currículo e sua aplicabilidade, bem como uma formação adepta de continuidade a fim de assegurar que este currículo subsidie a prática pedagógica numa perspectiva de educação significativa e de qualidade, na qual o aluno se constitua como o sujeito em sua aprendizagem. Objetiva-se a partir desta análise observar e contribuir com o processo de formação do educador numa perspectiva de aprendizagem contínua, ressignificando o fazer pedagógico. Para tanto, alegamos a exigência de que o docente utilize uma metodologia própria a essa modalidade de ensino, uma organização do trabalho escolar diferenciada, oportunizando assim, melhores condições para que o educando tenha acesso, permanência e êxito durante todo o processo de escolaridade visando o acolhimento e convivência das diferenças e, sobretudo, a promoção humana dos indivíduos por meio de uma interação social, postulando uma escola de qualidade para todos. Por último, finalizamos com uma discussão possível entre novas concepções de um processo formativo pedagógico, para chegar a uma proposição de um debate do fazer currículo contextualizado em espaços escolares de educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21153_TB9662_03112025144404.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO GOMES LÚCIO" "autor_nome_curto" => "BRUNO LÚCIO" "autor_email" => "suportebrunolucio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }