Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PRÁTICA ESCOLAR PARA SANAR LACUNAS NA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA NO SEGUNDO ANO DOS ANOS INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta a Intervenção Pedagógica como uma prática utilizada dentro do ambiente escolar, para auxiliar alunos do 2° ano dos Anos Iniciais, buscando sanar lacunas de aprendizagem na leitura e escrita. O objetivo foi identificar as dificuldades para superá-las no processo de alfabetização e letramento ajudando os alunos a avançar em seu aprendizado, criando espaço para novas reflexões no ambiente escolar, onde os professores busquem estar mais próximos de seus alunos, tentando ajustar suas particularidades ao processo de aprendizagem, estimulando o conhecimento. E a partir das intervenções, o aprendiz possa elaborar conceitos provenientes de ações reflexivas internas, as quais não seriam possíveis sem uma provocação do outrem (Soares, 2005). Sob esse víes, por meio do pressuposto que para transformar a aprendizagem em algo prazeroso e significativo, tem-se que despertar o interesse dos alunos, promovendo a autonomia, garantindo condições de aprendizagem equitativas. A Prática da Intervenção Pedagógica, favorece ao professor reconhecer as diferentes necessidades, ritmos e estilos de aprendizagem, bem como, promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor. Para facilitar à prática da Intervenção Pedagógica dentro da escola, foi montado na brinquedoteca um espaço para ministrar o acompanhamento para 8/22 crianças, regularmente matriculadas no 2° ano dos anos iniciais da Escola Integral Municipal Dom Bosco, localizada na zona urbana do município de Timbaúba em Pernambuco, a fim de proporcionar também de forma lúdica o contato com técnicas alfabetizadoras, como jogos, diversos gêneros textuais do cotidiano e músicas que influenciam na construção do conhecimento. Foi possível constatar que 99% dos alunos que participaram da intervenção pedagógica alcançaram resultados positivos no desenvolvimento cognitivo, evoluindo as habilidades de concentração, à linguagem, tanto para compreensão verbal e não verbal, como na escrita. Os demais 1% apresentam faltas significativas durante este momento escolar, não sendo passível de avaliação.

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