Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FESTA DAS CORES: UM CAMINHO ANTIRRACISTA QUE ULTRAPASSA OS MUROS DA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção de uma educação antirracista, democrática e plural é uma urgência no contexto escolar brasileiro, especialmente após a promulgação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica. Essa legislação representa um marco no enfrentamento ao racismo estrutural e na valorização das contribuições do povo negro na formação do país. A partir disso, este trabalho tem como objetivo refletir criticamente sobre o racismo presente no cotidiano escolar e valorizar identidades negras por meio de práticas pedagógicas e iniciativas transformadoras e fortalecedoras no contexto da escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada com estudantes, comunidade e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus de Santa Cruz do Sul - RS. As ações iniciaram com o debate sobre expressões racistas e evoluíram para a produção de biografias de personalidades negras brasileiras da comunidade. Em 2024, o projeto ganhou força, consolidando-se como “Festa das Cores – Por uma Educação Antirracista”. Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo destacam-se palestras, sessões de cinema, aulas sobre racismo e a importância da autodeclaração étnico-racial. Como aporte teórico, utilizou-se Hooks (2013), Petronilha (2009), Santos (2022) e Gomes (2025). Os resultados do projeto se materializaram com uma celebração pública, com a presença das pessoas negras representantes da comunidade que foram homenageadas. A experiência demonstrou o potencial da escola como espaço de reconhecimento, escuta e valorização de saberes historicamente silenciados. Conclui-se que a prática pedagógica antirracista fortalece a identidade das crianças negras, promove o diálogo com a comunidade e contribui para uma educação comprometida com os direitos humanos. Como afirma bell hooks (2013), educar como prática da liberdade é ensinar para a transformação.

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