Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ECOANDO VOZES E SABERES NAS ENCRUZILHADAS CULTURAIS E EDUCATIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Para esta comunicação, propomos discutir as interconexões entre saberes tradicionais, culturais e educativos, explorando como essas múltiplas dimensões se entrelaçam nas encruzilhadas da formação de identidades, das práticas educativas e da produção de cultura e conhecimento. A proposta parte de uma abordagem interdisciplinar, articulada a partir de pesquisas de doutoramento em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, vinculado ao Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, em Alagoinhas. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada nos aportes da pesquisa (auto)biográfica e narrativa, bem como dos estudos culturais e de identidade. Essa abordagem permite compreender as narrativas como construções sociais, subjetivas e históricas, atravessadas por disputas simbólicas e relações de poder. Ao mobilizar essas memórias narradas, buscamos problematizar as dinâmicas culturais e os modos de ampliação dos espaços de escuta e de expressão, especialmente nos contextos educativos e comunitários, em que corpo, identidade e narrativa se entrelaçam na construção de pertencimento e de sentido. As narrativas são compreendidas como espaços de disputa simbólica, onde se manifestam conflitos, silenciamentos e resistências em torno da valorização dos saberes, das tradições e das experiências vividas. Ao iluminar essas vozes, pretende-se contribuir para o fortalecimento de epistemologias que reconhecem a pluralidade cultural como uma potência para a produção de conhecimento, reafirmando os saberes populares como elementos constitutivos da identidade e da cultura.

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