MAPAS, SINAIS E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DUA E BILINGUISMO EM AULAS DE GEOGRAFIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128976 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9728 "inscrito_id" => 21190 "titulo" => "MAPAS, SINAIS E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DUA E BILINGUISMO EM AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O ensino de Geografia, quando orientado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), constitui uma possibilidade de ampliar a acessibilidade e garantir práticas pedagógicas mais equitativas. Este relato de experiência foi desenvolvido na Escola Municipal 15 de Outubro, em Salvador (Bahia), com turmas do 8º e 9º ano que contam com estudantes surdos usuários de Libras e apoio de intérprete. O objetivo foi promover uma educação inclusiva que favorecesse a aprendizagem de conteúdos geográficos, ao mesmo tempo em que fortalecesse o engajamento, a socialização e a integração entre estudantes surdos e ouvintes. Fundamentado nas diretrizes propostas pelo CAST (2018), que orientam a flexibilização de objetivos, métodos, materiais e avaliações, o trabalho buscou adaptar os conteúdos de forma bilíngue e visualmente acessível. O teórico Quadros (2019) evidencia centralidade da Libras como língua de instrução e identidade, e com Thoma (2019), que discute os espaços e tempos inclusivos da educação de surdos. A prática consistiu no uso de materiais impressos bilíngues (Português e Libras), recursos visuais e estratégias colaborativas que tornaram as aulas mais dinâmicas e participativas. Os resultados mostraram avanços importantes: os alunos surdos compreenderam com maior clareza os conceitos geográficos, associaram termos em Libras e ampliaram sua interação em sala, enquanto os ouvintes demonstraram maior envolvimento no processo de socialização. Conclui-se que a aplicação do modelo DUA em Geografia contribui para superar barreiras comunicacionais e pedagógicas, reafirmando o direito à aprendizagem e fortalecendo práticas docentes inclusivas e sensíveis à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21190_TB9728_31102025225040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANILSON SOUSA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JOANILSON" "autor_email" => "joanjgeoufba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128976 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9728 "inscrito_id" => 21190 "titulo" => "MAPAS, SINAIS E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DUA E BILINGUISMO EM AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O ensino de Geografia, quando orientado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), constitui uma possibilidade de ampliar a acessibilidade e garantir práticas pedagógicas mais equitativas. Este relato de experiência foi desenvolvido na Escola Municipal 15 de Outubro, em Salvador (Bahia), com turmas do 8º e 9º ano que contam com estudantes surdos usuários de Libras e apoio de intérprete. O objetivo foi promover uma educação inclusiva que favorecesse a aprendizagem de conteúdos geográficos, ao mesmo tempo em que fortalecesse o engajamento, a socialização e a integração entre estudantes surdos e ouvintes. Fundamentado nas diretrizes propostas pelo CAST (2018), que orientam a flexibilização de objetivos, métodos, materiais e avaliações, o trabalho buscou adaptar os conteúdos de forma bilíngue e visualmente acessível. O teórico Quadros (2019) evidencia centralidade da Libras como língua de instrução e identidade, e com Thoma (2019), que discute os espaços e tempos inclusivos da educação de surdos. A prática consistiu no uso de materiais impressos bilíngues (Português e Libras), recursos visuais e estratégias colaborativas que tornaram as aulas mais dinâmicas e participativas. Os resultados mostraram avanços importantes: os alunos surdos compreenderam com maior clareza os conceitos geográficos, associaram termos em Libras e ampliaram sua interação em sala, enquanto os ouvintes demonstraram maior envolvimento no processo de socialização. Conclui-se que a aplicação do modelo DUA em Geografia contribui para superar barreiras comunicacionais e pedagógicas, reafirmando o direito à aprendizagem e fortalecendo práticas docentes inclusivas e sensíveis à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21190_TB9728_31102025225040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANILSON SOUSA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JOANILSON" "autor_email" => "joanjgeoufba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }