Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GAMIFICAÇÃO COM FOCO NA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Fundamental Cândido Duarte, no bairro da Várzea, Recife–PE, com o objetivo de promover a educação e conscientização dos alunos sobre a prevenção de arboviroses. A proposta buscou integrar educação ambiental e tecnologias digitais para promover mudanças de comportamento e fortalecer a saúde pública. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas que combinaram palestras, jogos digitais, oficinas criativas e o uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Microsoft Copilot, além de plataformas de gamificação, a exemplo do MentiMeter, Kahoot e WordWall. As atividades foram planejadas para estimular a participação crítica e colaborativa dos estudantes, que criaram personagens no formato de super-heróis voltados ao combate à dengue. Essas produções foram divulgadas em uma página no Instagram do projeto, denominada @missaoantidengue, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o engajamento da comunidade escolar e de seu entorno. Os resultados mostraram que os alunos não apenas reconheceram a relevância do tema, mas também se sentiram motivados a participar ativamente das atividades. A inteligência artificial foi avaliada como um recurso inovador e confiável, capaz de ampliar o aprendizado, enquanto os jogos digitais despertaram entusiasmo e engajamento coletivo, transformando o processo educativo em uma experiência dinâmica e participativa. Observou-se a assimilação de conhecimentos sobre o ciclo do Aedes aegypti, as formas de prevenção e o papel das ações humanas na proliferação das arboviroses, promovendo reflexões críticas sobre práticas ambientais cotidianas. Dessa forma, o projeto mostrou-se eficaz na integração entre tecnologia, educação e saúde pública, ao formar estudantes como agentes multiplicadores de conhecimento na escola em que estudam e na comunidade onde vivem.

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