Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128985
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9746
    "inscrito_id" => 20977
    "titulo" => "O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o uso do ChatGPT no planejamento de aulas de Língua Inglesa (LI) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta envolve uma análise dos requisitos necessários para a implementação dessa tecnologia, incluindo competências, habilidades, recursos materiais e políticos, além de identificar o nível de incorporação e uso do ChatGPT pelos professores de LI na instituição. Para isso, serão utilizados instrumentos como questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os docentes, buscando compreender tanto o contexto geral de uso quanto os desafios enfrentados, como resistência, falta de capacitação e limitações institucionais. A revisão de literatura apoiará a identificação das competências e recursos associados ao uso do ChatGPT, assim como as políticas e regulamentações pertinentes. Como produto final, pretende-se desenvolver um curso de formação profissional voltado ao uso do ChatGPT na elaboração de planos de aula de LI, visando à capacitação, à melhoria da qualidade do planejamento pedagógico e à disseminação de uma cultura de adoção de tecnologias digitais na instituição. Espera-se que esse curso auxilie na otimização do tempo dos professores, na personalização das atividades de acordo com os níveis de proficiência dos alunos e na potencialização das práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa visa gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas e normativas institucionais que promovam o uso responsável e eficiente da inteligência artificial na educação, fomentando uma cultura de inovação e tecnologia na comunidade acadêmica do IFRN. Assim, espera-se que o projeto impacte positivamente a formação docente e a aprendizagem estudantil, promovendo avanços na utilização de recursos digitais no contexto da EPT."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20977_TB9746_22102025173244.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128985
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9746
    "inscrito_id" => 20977
    "titulo" => "O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o uso do ChatGPT no planejamento de aulas de Língua Inglesa (LI) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta envolve uma análise dos requisitos necessários para a implementação dessa tecnologia, incluindo competências, habilidades, recursos materiais e políticos, além de identificar o nível de incorporação e uso do ChatGPT pelos professores de LI na instituição. Para isso, serão utilizados instrumentos como questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os docentes, buscando compreender tanto o contexto geral de uso quanto os desafios enfrentados, como resistência, falta de capacitação e limitações institucionais. A revisão de literatura apoiará a identificação das competências e recursos associados ao uso do ChatGPT, assim como as políticas e regulamentações pertinentes. Como produto final, pretende-se desenvolver um curso de formação profissional voltado ao uso do ChatGPT na elaboração de planos de aula de LI, visando à capacitação, à melhoria da qualidade do planejamento pedagógico e à disseminação de uma cultura de adoção de tecnologias digitais na instituição. Espera-se que esse curso auxilie na otimização do tempo dos professores, na personalização das atividades de acordo com os níveis de proficiência dos alunos e na potencialização das práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa visa gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas e normativas institucionais que promovam o uso responsável e eficiente da inteligência artificial na educação, fomentando uma cultura de inovação e tecnologia na comunidade acadêmica do IFRN. Assim, espera-se que o projeto impacte positivamente a formação docente e a aprendizagem estudantil, promovendo avanços na utilização de recursos digitais no contexto da EPT."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20977_TB9746_22102025173244.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho descreve um projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o uso do ChatGPT no planejamento de aulas de Língua Inglesa (LI) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta envolve uma análise dos requisitos necessários para a implementação dessa tecnologia, incluindo competências, habilidades, recursos materiais e políticos, além de identificar o nível de incorporação e uso do ChatGPT pelos professores de LI na instituição. Para isso, serão utilizados instrumentos como questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os docentes, buscando compreender tanto o contexto geral de uso quanto os desafios enfrentados, como resistência, falta de capacitação e limitações institucionais. A revisão de literatura apoiará a identificação das competências e recursos associados ao uso do ChatGPT, assim como as políticas e regulamentações pertinentes. Como produto final, pretende-se desenvolver um curso de formação profissional voltado ao uso do ChatGPT na elaboração de planos de aula de LI, visando à capacitação, à melhoria da qualidade do planejamento pedagógico e à disseminação de uma cultura de adoção de tecnologias digitais na instituição. Espera-se que esse curso auxilie na otimização do tempo dos professores, na personalização das atividades de acordo com os níveis de proficiência dos alunos e na potencialização das práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa visa gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas e normativas institucionais que promovam o uso responsável e eficiente da inteligência artificial na educação, fomentando uma cultura de inovação e tecnologia na comunidade acadêmica do IFRN. Assim, espera-se que o projeto impacte positivamente a formação docente e a aprendizagem estudantil, promovendo avanços na utilização de recursos digitais no contexto da EPT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.