O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128985 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9746 "inscrito_id" => 20977 "titulo" => "O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o uso do ChatGPT no planejamento de aulas de Língua Inglesa (LI) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta envolve uma análise dos requisitos necessários para a implementação dessa tecnologia, incluindo competências, habilidades, recursos materiais e políticos, além de identificar o nível de incorporação e uso do ChatGPT pelos professores de LI na instituição. Para isso, serão utilizados instrumentos como questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os docentes, buscando compreender tanto o contexto geral de uso quanto os desafios enfrentados, como resistência, falta de capacitação e limitações institucionais. A revisão de literatura apoiará a identificação das competências e recursos associados ao uso do ChatGPT, assim como as políticas e regulamentações pertinentes. Como produto final, pretende-se desenvolver um curso de formação profissional voltado ao uso do ChatGPT na elaboração de planos de aula de LI, visando à capacitação, à melhoria da qualidade do planejamento pedagógico e à disseminação de uma cultura de adoção de tecnologias digitais na instituição. Espera-se que esse curso auxilie na otimização do tempo dos professores, na personalização das atividades de acordo com os níveis de proficiência dos alunos e na potencialização das práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa visa gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas e normativas institucionais que promovam o uso responsável e eficiente da inteligência artificial na educação, fomentando uma cultura de inovação e tecnologia na comunidade acadêmica do IFRN. Assim, espera-se que o projeto impacte positivamente a formação docente e a aprendizagem estudantil, promovendo avanços na utilização de recursos digitais no contexto da EPT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20977_TB9746_22102025173244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128985 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9746 "inscrito_id" => 20977 "titulo" => "O CHATGPT NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o uso do ChatGPT no planejamento de aulas de Língua Inglesa (LI) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta envolve uma análise dos requisitos necessários para a implementação dessa tecnologia, incluindo competências, habilidades, recursos materiais e políticos, além de identificar o nível de incorporação e uso do ChatGPT pelos professores de LI na instituição. Para isso, serão utilizados instrumentos como questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os docentes, buscando compreender tanto o contexto geral de uso quanto os desafios enfrentados, como resistência, falta de capacitação e limitações institucionais. A revisão de literatura apoiará a identificação das competências e recursos associados ao uso do ChatGPT, assim como as políticas e regulamentações pertinentes. Como produto final, pretende-se desenvolver um curso de formação profissional voltado ao uso do ChatGPT na elaboração de planos de aula de LI, visando à capacitação, à melhoria da qualidade do planejamento pedagógico e à disseminação de uma cultura de adoção de tecnologias digitais na instituição. Espera-se que esse curso auxilie na otimização do tempo dos professores, na personalização das atividades de acordo com os níveis de proficiência dos alunos e na potencialização das práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa visa gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas e normativas institucionais que promovam o uso responsável e eficiente da inteligência artificial na educação, fomentando uma cultura de inovação e tecnologia na comunidade acadêmica do IFRN. Assim, espera-se que o projeto impacte positivamente a formação docente e a aprendizagem estudantil, promovendo avanços na utilização de recursos digitais no contexto da EPT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20977_TB9746_22102025173244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }