Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS DE MATERIAIS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão é um processo historicamente relevante no Brasil, com raízes que remontam ao período imperial e que permanece como tema atual em diversos setores da sociedade. Na educação, esse debate é significativo, sendo alvo de constantes discussões e desafios. Como destacam Machado e Siqueira (2020), a perspectiva inclusiva que é debatida com constância apresenta-se como óbice para ser superada na educação básica. Dentro desse contexto, o ensino de Ciências emerge como uma área que demanda atenção, visto que lida com conceitos de difícil compreensão, sobretudo para estudantes atípicos. Essa dificuldade, no entanto, pode ser atenuada por meio de recursos pedagógicos adaptados. Neste ínterim, o trabalho em questão tem os objetivos de destacar a importância do processo educacional de estudantes típicos e atípicos, analisar os conhecimentos sobre os sistemas do corpo humano por meio de recursos táteis e sobrelevar o uso de recursos inclusivos dentro do ambiente escolar. Para alcançar esses objetivos, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-explicativo, baseada em estudos anteriores sobre ensino de Ciências e recursos adaptados, complementada pela elaboração de materiais táteis pedagógicos inclusivos como estratégia didática. Mediante a realização da pesquisa, os resultados evidenciam que recursos adaptados facilitam a compreensão relativa aos conteúdos de Ciências, tradicionalmente apresentados de forma ilustrativa em livros didáticos. Além disso, Xavier e Rodrigues (2021) enfatizam a relevância social dessa abordagem, em que as escolas implementadoras dessas práticas inclusivas não apenas melhoram a aprendizagem, mas também contribuem para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com a diversidade. Portanto, conclui-se que o uso de recursos metodológicos inclusivos no ensino de Ciências é apresentado como uma estratégia profícua e importante para o processo de aprendizagem como também promove uma educação mais equitativa, preparando os estudantes para a diversidade e formando indivíduos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

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