Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA OBRA IDENTIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino voltado para o século XXI deve seguir as legislações e prescrições oriundas dos órgãos reguladores, mas, sobretudo, englobar as questões sociais pertinentes. Dentre as inúmeras pautas, destacam-se as questões étnico-raciais. Assim sendo, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Baturité. Buscou-se desenvolver algumas atividades que atendessem à perspectiva da abordagem da Lei Nº 11.645/2008, que inclui a temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” no currículo da educação básica: apresentar a legislação; promover a leitura da obra literária “Identidade”, de Nella Larsen; desenvolver debate acerca do tema; e realizar atividade escrita, em forma de questionário. O trabalho se apresenta como relato de experiência fundamentado por pesquisa bibliográfica. Como embasamento teórico, utilizou-se a própria legislação além de estudos de autores que pesquisam sobre a literatura infanto-juvenil e sua relação com a escola, assim como também estudiosos da aplicabilidade da Lei Nº 11.645/2008 na educação básica, como, por exemplo: GOMES (2002; 2012); PEREIRA (2012); MARTIN (2016), dentre outros. Ao final da pesquisa, pôde-se constatar que a discussão acerca da temática existe, mas ainda precisa ser aprofundada, especialmente considerando a interdisciplinaridade. Isto porque, conforme os alunos participantes, muitos já conheciam a legislação, mas poucos haviam lido obras que retratem a temática em questão.

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