BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129003 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9796 "inscrito_id" => 19579 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA." "resumo" => "O presente estudo analisa a trajetória histórica das políticas públicas em educação especial no Brasil, destacando os avanços, retrocessos e desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva. Com base em documentos legais e marcos históricos, analisa-se o papel das instituições pioneiras, a legislação educacional, as influências internacionais e os principais desafios atuais para a efetivação da inclusão, destacando os impactos no município de Santo Estevão. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os avanços obtidos e as barreiras ainda presentes no sistema educacional brasileiro, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a importância de políticas educacionais que respeitem a diversidade, promovam a justiça social e garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Como política pública implementada no município de Santo Estevão, analisar-se-á principalmente o Plano Municipal de Educação e sua meta 4, refletindo sobre os avanços e entraves para o seu cumprimento. A análise histórica realizada neste trabalho permite refletir como se consolidaram o atendimento educacional especializado, os avanços institucionais e as tensões políticas que ainda ameaçam retrocessos. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica que envolve busca, seleção, análise e interpretação de fontes relevantes para o tema trabalhado, com o objetivo de construir um conhecimento sólido sobre o assunto, focando em traçar uma linha do tempo, buscando informações sobre as políticas públicas em educação especial, resultando em reflexões acerca da temática em diversos contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19579_TB9796_30102025231845.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARJARA OLIVEIRA SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "NARJARA DIAS" "autor_email" => "narjara_fsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129003 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9796 "inscrito_id" => 19579 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA." "resumo" => "O presente estudo analisa a trajetória histórica das políticas públicas em educação especial no Brasil, destacando os avanços, retrocessos e desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva. Com base em documentos legais e marcos históricos, analisa-se o papel das instituições pioneiras, a legislação educacional, as influências internacionais e os principais desafios atuais para a efetivação da inclusão, destacando os impactos no município de Santo Estevão. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os avanços obtidos e as barreiras ainda presentes no sistema educacional brasileiro, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a importância de políticas educacionais que respeitem a diversidade, promovam a justiça social e garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Como política pública implementada no município de Santo Estevão, analisar-se-á principalmente o Plano Municipal de Educação e sua meta 4, refletindo sobre os avanços e entraves para o seu cumprimento. A análise histórica realizada neste trabalho permite refletir como se consolidaram o atendimento educacional especializado, os avanços institucionais e as tensões políticas que ainda ameaçam retrocessos. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica que envolve busca, seleção, análise e interpretação de fontes relevantes para o tema trabalhado, com o objetivo de construir um conhecimento sólido sobre o assunto, focando em traçar uma linha do tempo, buscando informações sobre as políticas públicas em educação especial, resultando em reflexões acerca da temática em diversos contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19579_TB9796_30102025231845.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARJARA OLIVEIRA SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "NARJARA DIAS" "autor_email" => "narjara_fsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }