Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129003
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9796
    "inscrito_id" => 19579
    "titulo" => "BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA."
    "resumo" => "O presente estudo analisa a trajetória histórica das políticas públicas em educação especial no Brasil, destacando os avanços, retrocessos e desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva. Com base em documentos legais e marcos históricos, analisa-se o papel das instituições pioneiras, a legislação educacional, as influências internacionais e os principais desafios atuais para a efetivação da inclusão, destacando os impactos no município de Santo Estevão. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os avanços obtidos e as barreiras ainda presentes no sistema educacional brasileiro, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a importância de políticas educacionais que respeitem a diversidade, promovam a justiça social e garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Como política pública implementada no município de Santo Estevão, analisar-se-á principalmente o Plano Municipal de Educação e sua meta 4, refletindo sobre os avanços e entraves para o seu cumprimento. A análise histórica realizada neste trabalho permite refletir como se consolidaram o atendimento educacional especializado, os avanços institucionais e as tensões políticas que ainda ameaçam retrocessos. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica que envolve busca, seleção, análise e interpretação de fontes relevantes para o tema trabalhado, com o objetivo de construir um conhecimento sólido sobre o assunto, focando em traçar uma linha do tempo, buscando informações sobre as políticas públicas em educação especial, resultando em reflexões acerca da temática em diversos contextos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19579_TB9796_30102025231845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NARJARA OLIVEIRA SANTOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "NARJARA DIAS"
    "autor_email" => "narjara_fsa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129003
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9796
    "inscrito_id" => 19579
    "titulo" => "BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO-BA."
    "resumo" => "O presente estudo analisa a trajetória histórica das políticas públicas em educação especial no Brasil, destacando os avanços, retrocessos e desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva. Com base em documentos legais e marcos históricos, analisa-se o papel das instituições pioneiras, a legislação educacional, as influências internacionais e os principais desafios atuais para a efetivação da inclusão, destacando os impactos no município de Santo Estevão. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os avanços obtidos e as barreiras ainda presentes no sistema educacional brasileiro, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a importância de políticas educacionais que respeitem a diversidade, promovam a justiça social e garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Como política pública implementada no município de Santo Estevão, analisar-se-á principalmente o Plano Municipal de Educação e sua meta 4, refletindo sobre os avanços e entraves para o seu cumprimento. A análise histórica realizada neste trabalho permite refletir como se consolidaram o atendimento educacional especializado, os avanços institucionais e as tensões políticas que ainda ameaçam retrocessos. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica que envolve busca, seleção, análise e interpretação de fontes relevantes para o tema trabalhado, com o objetivo de construir um conhecimento sólido sobre o assunto, focando em traçar uma linha do tempo, buscando informações sobre as políticas públicas em educação especial, resultando em reflexões acerca da temática em diversos contextos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19579_TB9796_30102025231845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NARJARA OLIVEIRA SANTOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "NARJARA DIAS"
    "autor_email" => "narjara_fsa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo analisa a trajetória histórica das políticas públicas em educação especial no Brasil, destacando os avanços, retrocessos e desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva. Com base em documentos legais e marcos históricos, analisa-se o papel das instituições pioneiras, a legislação educacional, as influências internacionais e os principais desafios atuais para a efetivação da inclusão, destacando os impactos no município de Santo Estevão. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os avanços obtidos e as barreiras ainda presentes no sistema educacional brasileiro, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a importância de políticas educacionais que respeitem a diversidade, promovam a justiça social e garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Como política pública implementada no município de Santo Estevão, analisar-se-á principalmente o Plano Municipal de Educação e sua meta 4, refletindo sobre os avanços e entraves para o seu cumprimento. A análise histórica realizada neste trabalho permite refletir como se consolidaram o atendimento educacional especializado, os avanços institucionais e as tensões políticas que ainda ameaçam retrocessos. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica que envolve busca, seleção, análise e interpretação de fontes relevantes para o tema trabalhado, com o objetivo de construir um conhecimento sólido sobre o assunto, focando em traçar uma linha do tempo, buscando informações sobre as políticas públicas em educação especial, resultando em reflexões acerca da temática em diversos contextos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.