METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO TERRITÓRIOS CONECTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RN E CE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9801 "inscrito_id" => 21362 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO TERRITÓRIOS CONECTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RN E CE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais da execução do projeto Territórios Conectados, iniciativa do UNICEF em parceria com redes públicas de ensino, que busca enfrentar os desafios educacionais no semiárido potiguar e em comunidades tradicionais do Ceará. A experiência abrangeu 30 escolas, sendo 15 localizadas nos municípios de Lagoa de Velhos, Cerro Corá, Pedro Avelino, Touros e Extremoz (RN), e 15 em Caucaia (CE), contemplando escolas indígenas, quilombolas e do campo. O projeto articula a BNCC de Computação ao uso de metodologias ativas – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida, Gamificação e Júri Simulado – como caminhos para fortalecer o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). As práticas desenvolvidas possibilitaram que estudantes integrassem conhecimentos de diferentes áreas ao uso de recursos digitais, promovendo resolução de problemas concretos de seus territórios, desde temáticas ambientais até questões de identidade cultural. Os primeiros resultados apontam para avanços no engajamento dos jovens, no desenvolvimento de competências digitais e na valorização dos saberes locais, ao mesmo tempo em que indicam os desafios de infraestrutura tecnológica e formação docente na educação pública do RN e do CE. Conclui-se que a experiência contribui para ampliar a compreensão do papel da Computação na Educação Básica, reafirmando a importância da escola como espaço de inovação pedagógica, inclusão digital e fortalecimento da justiça social em contextos de vulnerabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21362_TB9801_30102025235737.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA SIMIONI" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "dr.monica.simioni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9801 "inscrito_id" => 21362 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO TERRITÓRIOS CONECTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RN E CE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais da execução do projeto Territórios Conectados, iniciativa do UNICEF em parceria com redes públicas de ensino, que busca enfrentar os desafios educacionais no semiárido potiguar e em comunidades tradicionais do Ceará. A experiência abrangeu 30 escolas, sendo 15 localizadas nos municípios de Lagoa de Velhos, Cerro Corá, Pedro Avelino, Touros e Extremoz (RN), e 15 em Caucaia (CE), contemplando escolas indígenas, quilombolas e do campo. O projeto articula a BNCC de Computação ao uso de metodologias ativas – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida, Gamificação e Júri Simulado – como caminhos para fortalecer o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). As práticas desenvolvidas possibilitaram que estudantes integrassem conhecimentos de diferentes áreas ao uso de recursos digitais, promovendo resolução de problemas concretos de seus territórios, desde temáticas ambientais até questões de identidade cultural. Os primeiros resultados apontam para avanços no engajamento dos jovens, no desenvolvimento de competências digitais e na valorização dos saberes locais, ao mesmo tempo em que indicam os desafios de infraestrutura tecnológica e formação docente na educação pública do RN e do CE. Conclui-se que a experiência contribui para ampliar a compreensão do papel da Computação na Educação Básica, reafirmando a importância da escola como espaço de inovação pedagógica, inclusão digital e fortalecimento da justiça social em contextos de vulnerabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21362_TB9801_30102025235737.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA SIMIONI" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "dr.monica.simioni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }