ENTRE ALGORITMOS E HISTÓRIAS: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA PAULA FRASSINETTI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129007 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9802 "inscrito_id" => 17811 "titulo" => "ENTRE ALGORITMOS E HISTÓRIAS: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA PAULA FRASSINETTI" "resumo" => "O Laboratório de Informática (InfoLab) da Escola Paula Frassinetti (EPF) se destaca por sua abordagem inovadora e humanizada no ensino de tecnologia, funcionando como um ecossistema pedagógico. O artigo discute como a tecnologia, ao ser vista como uma ferramenta e uma linguagem, pode servir à construção de uma educação verdadeiramente emancipatória. A metodologia do InfoLab é flexível e se adapta às necessidades de cada faixa etária, utilizando a literatura como fio condutor para todos os projetos. Para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a abordagem é “plugada”, combinando a programação em Scratch, uma linguagem desenvolvida pelo MIT, com a produção de histórias. Projetos como "Petrus Logus" e "One Piece" incentivam os alunos a criar jogos e animações a partir da adaptação de obras literárias, fortalecendo não apenas o raciocínio lógico-matemático, mas também as competências de leitura e escrita. Essa interdisciplinaridade se estende a outras áreas, como História e Ciências, com iniciativas que usam mitos gregos para explicar conceitos de energia eólica. Já para os alunos dos anos iniciais, a prioridade é o desenvolvimento “desplugado” do pensamento algorítmico. As atividades são lúdicas e evitam a exposição excessiva a telas, misturando música, prototipagem e storytelling. Exemplos incluem o projeto "Nas batidas da floresta", que une saberes ancestrais, saúde e protótipos, e o projeto "Música como atividade precursora de habilidades lógico-matemáticas", que usa a confecção de instrumentos e partituras para ensinar conceitos matemáticos. Os resultados demonstram que essa flexibilidade metodológica e a forte interdisciplinaridade dos projetos impulsionam o engajamento dos alunos e fortalecem o desenvolvimento de suas competências socioemocionais. A conclusão do estudo é que a tecnologia, quando tratada como uma linguagem e uma prática social, tem o poder de unir conhecimento, arte e empatia, abrindo um caminho promissor para uma educação mais humana e solidária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17811_TB9802_30102025224822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA REGINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTORIA" "autor_email" => "vic_regininha1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129007 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9802 "inscrito_id" => 17811 "titulo" => "ENTRE ALGORITMOS E HISTÓRIAS: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA PAULA FRASSINETTI" "resumo" => "O Laboratório de Informática (InfoLab) da Escola Paula Frassinetti (EPF) se destaca por sua abordagem inovadora e humanizada no ensino de tecnologia, funcionando como um ecossistema pedagógico. O artigo discute como a tecnologia, ao ser vista como uma ferramenta e uma linguagem, pode servir à construção de uma educação verdadeiramente emancipatória. A metodologia do InfoLab é flexível e se adapta às necessidades de cada faixa etária, utilizando a literatura como fio condutor para todos os projetos. Para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a abordagem é “plugada”, combinando a programação em Scratch, uma linguagem desenvolvida pelo MIT, com a produção de histórias. Projetos como "Petrus Logus" e "One Piece" incentivam os alunos a criar jogos e animações a partir da adaptação de obras literárias, fortalecendo não apenas o raciocínio lógico-matemático, mas também as competências de leitura e escrita. Essa interdisciplinaridade se estende a outras áreas, como História e Ciências, com iniciativas que usam mitos gregos para explicar conceitos de energia eólica. Já para os alunos dos anos iniciais, a prioridade é o desenvolvimento “desplugado” do pensamento algorítmico. As atividades são lúdicas e evitam a exposição excessiva a telas, misturando música, prototipagem e storytelling. Exemplos incluem o projeto "Nas batidas da floresta", que une saberes ancestrais, saúde e protótipos, e o projeto "Música como atividade precursora de habilidades lógico-matemáticas", que usa a confecção de instrumentos e partituras para ensinar conceitos matemáticos. Os resultados demonstram que essa flexibilidade metodológica e a forte interdisciplinaridade dos projetos impulsionam o engajamento dos alunos e fortalecem o desenvolvimento de suas competências socioemocionais. A conclusão do estudo é que a tecnologia, quando tratada como uma linguagem e uma prática social, tem o poder de unir conhecimento, arte e empatia, abrindo um caminho promissor para uma educação mais humana e solidária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17811_TB9802_30102025224822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA REGINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTORIA" "autor_email" => "vic_regininha1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }