VIAGEM PELO CÉU: ASTRONOMIA NA PRÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129008 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9803 "inscrito_id" => 2493 "titulo" => "VIAGEM PELO CÉU: ASTRONOMIA NA PRÁTICA" "resumo" => "A oficina "Viagem pelo Céu: Astronomia na Prática" foi desenvolvida com o objetivo de promover o ensino de Astronomia no Ensino Médio, por meio de atividades práticas e lúdicas que possibilitaram aos estudantes um primeiro contato significativo com essa área do conhecimento. A ação foi estruturada em quatro etapas principais, combinando teoria, experimentação e observação direta do céu. A atividade teve início com uma explanação introdutória sobre os principais conceitos da Astronomia, estimulando a curiosidade dos alunos com perguntas relacionadas à orientação pelo céu e ao reconhecimento de fenômenos astronômicos. Em seguida, os participantes construíram relógios solares utilizando materiais simples, como papelão e bússola, o que possibilitou a compreensão do movimento aparente do Sol e do conceito de tempo solar. Na terceira etapa, foi realizada uma aula ao ar livre, com observação do céu noturno, em que os estudantes puderam identificar, a olho nu, estrelas, constelações, planetas (como Vênus e Júpiter) e a Lua, com o auxílio de aplicativos de astronomia. A oficina foi concluída com uma miniaula sobre o Sistema Solar, abordando as características dos planetas e de outros corpos celestes, complementada por uma atividade prática de escala para a visualização das proporções e distâncias entre esses corpos. A metodologia adotada favoreceu o aprendizado ativo, a participação dos alunos e a construção de conhecimentos científicos de forma concreta e envolvente. Como resultado, observou-se um alto nível de engajamento dos participantes e uma ampliação do interesse pela Astronomia, demonstrando o potencial de abordagens interdisciplinares e práticas para o ensino de Ciências no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB9803_30102025232441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129008 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9803 "inscrito_id" => 2493 "titulo" => "VIAGEM PELO CÉU: ASTRONOMIA NA PRÁTICA" "resumo" => "A oficina "Viagem pelo Céu: Astronomia na Prática" foi desenvolvida com o objetivo de promover o ensino de Astronomia no Ensino Médio, por meio de atividades práticas e lúdicas que possibilitaram aos estudantes um primeiro contato significativo com essa área do conhecimento. A ação foi estruturada em quatro etapas principais, combinando teoria, experimentação e observação direta do céu. A atividade teve início com uma explanação introdutória sobre os principais conceitos da Astronomia, estimulando a curiosidade dos alunos com perguntas relacionadas à orientação pelo céu e ao reconhecimento de fenômenos astronômicos. Em seguida, os participantes construíram relógios solares utilizando materiais simples, como papelão e bússola, o que possibilitou a compreensão do movimento aparente do Sol e do conceito de tempo solar. Na terceira etapa, foi realizada uma aula ao ar livre, com observação do céu noturno, em que os estudantes puderam identificar, a olho nu, estrelas, constelações, planetas (como Vênus e Júpiter) e a Lua, com o auxílio de aplicativos de astronomia. A oficina foi concluída com uma miniaula sobre o Sistema Solar, abordando as características dos planetas e de outros corpos celestes, complementada por uma atividade prática de escala para a visualização das proporções e distâncias entre esses corpos. A metodologia adotada favoreceu o aprendizado ativo, a participação dos alunos e a construção de conhecimentos científicos de forma concreta e envolvente. Como resultado, observou-se um alto nível de engajamento dos participantes e uma ampliação do interesse pela Astronomia, demonstrando o potencial de abordagens interdisciplinares e práticas para o ensino de Ciências no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB9803_30102025232441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }