Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui um serviço essencial da Educação Especial, regulamentado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio no AEE, destinado a estudantes público-alvo da Educação Especial, como aqueles com deficiência, transtorno do espectro do autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE busca complementar e/ou suplementar a aprendizagem, assegurando condições para a efetiva inclusão escolar, em articulação com professores, gestores e demais profissionais. Nesse contexto, a IA desponta como recurso facilitador na elaboração de planejamentos pedagógicos personalizados, acessíveis e de baixo custo, capazes de atender às necessidades específicas dos alunos. Um exemplo prático foi o projeto Vivenciando a Inclusão, desenvolvido em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, inicialmente sugerido pelo ChatGPT e adaptado conforme a realidade escolar. A iniciativa envolveu atividades lúdicas que favoreceram a compreensão das dificuldades enfrentadas por colegas com deficiência, promovendo reflexões sobre empatia e respeito em toda a comunidade escolar. A escolha do tema emergiu da experiência prática da docente atuante no AEE, que constatou a escassez de pesquisas sobre o papel desse professor e a carência de ferramentas inovadoras em sua prática. A pesquisa terá abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentando-se em revisão bibliográfica de autores da área da inclusão, como Mantoan (2003), Sassaki (2005), Werneck (1997) e Rossatto (2010), além das legislações vigentes da Educação Especial, destacando a importância de repensar práticas pedagógicas no AEE à luz das possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial. Identificando as múltiplas possibilidades da IA no AEE, discutir seu uso ético e consciente e evidenciar como essas tecnologias podem fortalecer o trabalho docente, contribuindo para a consolidação do AEE e para a efetivação da inclusão nas escolas regulares.

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