INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129010 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9805 "inscrito_id" => 21287 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR." "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui um serviço essencial da Educação Especial, regulamentado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio no AEE, destinado a estudantes público-alvo da Educação Especial, como aqueles com deficiência, transtorno do espectro do autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE busca complementar e/ou suplementar a aprendizagem, assegurando condições para a efetiva inclusão escolar, em articulação com professores, gestores e demais profissionais. Nesse contexto, a IA desponta como recurso facilitador na elaboração de planejamentos pedagógicos personalizados, acessíveis e de baixo custo, capazes de atender às necessidades específicas dos alunos. Um exemplo prático foi o projeto Vivenciando a Inclusão, desenvolvido em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, inicialmente sugerido pelo ChatGPT e adaptado conforme a realidade escolar. A iniciativa envolveu atividades lúdicas que favoreceram a compreensão das dificuldades enfrentadas por colegas com deficiência, promovendo reflexões sobre empatia e respeito em toda a comunidade escolar. A escolha do tema emergiu da experiência prática da docente atuante no AEE, que constatou a escassez de pesquisas sobre o papel desse professor e a carência de ferramentas inovadoras em sua prática. A pesquisa terá abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentando-se em revisão bibliográfica de autores da área da inclusão, como Mantoan (2003), Sassaki (2005), Werneck (1997) e Rossatto (2010), além das legislações vigentes da Educação Especial, destacando a importância de repensar práticas pedagógicas no AEE à luz das possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial. Identificando as múltiplas possibilidades da IA no AEE, discutir seu uso ético e consciente e evidenciar como essas tecnologias podem fortalecer o trabalho docente, contribuindo para a consolidação do AEE e para a efetivação da inclusão nas escolas regulares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21287_TB9805_10112025103149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANNY OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARIANNY" "autor_email" => "mariannyss16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129010 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9805 "inscrito_id" => 21287 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR." "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui um serviço essencial da Educação Especial, regulamentado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio no AEE, destinado a estudantes público-alvo da Educação Especial, como aqueles com deficiência, transtorno do espectro do autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE busca complementar e/ou suplementar a aprendizagem, assegurando condições para a efetiva inclusão escolar, em articulação com professores, gestores e demais profissionais. Nesse contexto, a IA desponta como recurso facilitador na elaboração de planejamentos pedagógicos personalizados, acessíveis e de baixo custo, capazes de atender às necessidades específicas dos alunos. Um exemplo prático foi o projeto Vivenciando a Inclusão, desenvolvido em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, inicialmente sugerido pelo ChatGPT e adaptado conforme a realidade escolar. A iniciativa envolveu atividades lúdicas que favoreceram a compreensão das dificuldades enfrentadas por colegas com deficiência, promovendo reflexões sobre empatia e respeito em toda a comunidade escolar. A escolha do tema emergiu da experiência prática da docente atuante no AEE, que constatou a escassez de pesquisas sobre o papel desse professor e a carência de ferramentas inovadoras em sua prática. A pesquisa terá abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentando-se em revisão bibliográfica de autores da área da inclusão, como Mantoan (2003), Sassaki (2005), Werneck (1997) e Rossatto (2010), além das legislações vigentes da Educação Especial, destacando a importância de repensar práticas pedagógicas no AEE à luz das possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial. Identificando as múltiplas possibilidades da IA no AEE, discutir seu uso ético e consciente e evidenciar como essas tecnologias podem fortalecer o trabalho docente, contribuindo para a consolidação do AEE e para a efetivação da inclusão nas escolas regulares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21287_TB9805_10112025103149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANNY OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARIANNY" "autor_email" => "mariannyss16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }