PERMANÊNCIA E SUBJETIVIDADE DISCENTE NA UFRPE: SAÚDE MENTAL, VIDA ACADÊMICA E PERSPECTIVAS DE FUTURO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9837 "inscrito_id" => 21366 "titulo" => "PERMANÊNCIA E SUBJETIVIDADE DISCENTE NA UFRPE: SAÚDE MENTAL, VIDA ACADÊMICA E PERSPECTIVAS DE FUTURO" "resumo" => "Neste trabalho trazemos um recorte de pesquisa realizada numa parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que tem como objetivo investigar as condições de acesso, permanência e qualidade de ensino dos discentes, por meio de aplicação de questionários em todos os campus da UFRPE, numa amostra aleatória distribuída por percentuais. Os questionários aplicados buscaram investigar e visualizar o perfil dos estudantes, a dimensão das políticas de assistência estudantil, o fluxo acadêmico, e a subjetividade discente na UFRPE. Com relação à subjetividade discente, neste recorte analisamos os enfrentamentos vivenciados por estudantes da UFRPE, a partir de três eixos específicos, atendimento psicológico e saúde mental, dificuldades na vida acadêmica e perspectivas para o futuro. As perguntas e respostas aos questionários acerca das subjetividades, nossas variáveis de análise, foram agrupadas numa base de dados, e divididas em 3 (três) sub-blocos seguindo os eixos mencionados. As metodologias utilizadas neste trabalho foram basicamente de análise descritiva quantitativa e qualitativa com análise de discurso, construção de gráficos de similitude e análise de formação de classes. Na análise dos sub-blocos utilizamos tabelas e gráficos de frequências por campus para as variáveis, cruzando dados entre campus, raça, cor, sexo e subjetividades. Dos resultados parciais encontrados, trazemos como exemplo, que no sub-bloco 1, referente à saúde mental, temos vários relatos de problemas emocionais associados a deslocamento, alterações do sono, sensação de desânimo e ansiedade. No sub-bloco 2, temos a formação de classes relacionadas às dificuldades na vida acadêmica dos discentes, tais como deslocamento, dificuldades financeiras, carga excessiva de trabalhos estudantis e falta de hábito para estudos, já no sub-bloco 3, perspectivas de futuro, identificamos como relevantes para os estudantes, três perspectivas: seguir carreira acadêmica, com mestrado, doutorado, etc; entrar no mercado de trabalho; e concluir outra especialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9837_30102025233738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena" "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9837 "inscrito_id" => 21366 "titulo" => "PERMANÊNCIA E SUBJETIVIDADE DISCENTE NA UFRPE: SAÚDE MENTAL, VIDA ACADÊMICA E PERSPECTIVAS DE FUTURO" "resumo" => "Neste trabalho trazemos um recorte de pesquisa realizada numa parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que tem como objetivo investigar as condições de acesso, permanência e qualidade de ensino dos discentes, por meio de aplicação de questionários em todos os campus da UFRPE, numa amostra aleatória distribuída por percentuais. Os questionários aplicados buscaram investigar e visualizar o perfil dos estudantes, a dimensão das políticas de assistência estudantil, o fluxo acadêmico, e a subjetividade discente na UFRPE. Com relação à subjetividade discente, neste recorte analisamos os enfrentamentos vivenciados por estudantes da UFRPE, a partir de três eixos específicos, atendimento psicológico e saúde mental, dificuldades na vida acadêmica e perspectivas para o futuro. As perguntas e respostas aos questionários acerca das subjetividades, nossas variáveis de análise, foram agrupadas numa base de dados, e divididas em 3 (três) sub-blocos seguindo os eixos mencionados. As metodologias utilizadas neste trabalho foram basicamente de análise descritiva quantitativa e qualitativa com análise de discurso, construção de gráficos de similitude e análise de formação de classes. Na análise dos sub-blocos utilizamos tabelas e gráficos de frequências por campus para as variáveis, cruzando dados entre campus, raça, cor, sexo e subjetividades. Dos resultados parciais encontrados, trazemos como exemplo, que no sub-bloco 1, referente à saúde mental, temos vários relatos de problemas emocionais associados a deslocamento, alterações do sono, sensação de desânimo e ansiedade. No sub-bloco 2, temos a formação de classes relacionadas às dificuldades na vida acadêmica dos discentes, tais como deslocamento, dificuldades financeiras, carga excessiva de trabalhos estudantis e falta de hábito para estudos, já no sub-bloco 3, perspectivas de futuro, identificamos como relevantes para os estudantes, três perspectivas: seguir carreira acadêmica, com mestrado, doutorado, etc; entrar no mercado de trabalho; e concluir outra especialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9837_30102025233738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena" "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }