Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERMANÊNCIA E SUBJETIVIDADE DISCENTE NA UFRPE: SAÚDE MENTAL, VIDA ACADÊMICA E PERSPECTIVAS DE FUTURO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho trazemos um recorte de pesquisa realizada numa parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que tem como objetivo investigar as condições de acesso, permanência e qualidade de ensino dos discentes, por meio de aplicação de questionários em todos os campus da UFRPE, numa amostra aleatória distribuída por percentuais. Os questionários aplicados buscaram investigar e visualizar o perfil dos estudantes, a dimensão das políticas de assistência estudantil, o fluxo acadêmico, e a subjetividade discente na UFRPE. Com relação à subjetividade discente, neste recorte analisamos os enfrentamentos vivenciados por estudantes da UFRPE, a partir de três eixos específicos, atendimento psicológico e saúde mental, dificuldades na vida acadêmica e perspectivas para o futuro. As perguntas e respostas aos questionários acerca das subjetividades, nossas variáveis de análise, foram agrupadas numa base de dados, e divididas em 3 (três) sub-blocos seguindo os eixos mencionados. As metodologias utilizadas neste trabalho foram basicamente de análise descritiva quantitativa e qualitativa com análise de discurso, construção de gráficos de similitude e análise de formação de classes. Na análise dos sub-blocos utilizamos tabelas e gráficos de frequências por campus para as variáveis, cruzando dados entre campus, raça, cor, sexo e subjetividades. Dos resultados parciais encontrados, trazemos como exemplo, que no sub-bloco 1, referente à saúde mental, temos vários relatos de problemas emocionais associados a deslocamento, alterações do sono, sensação de desânimo e ansiedade. No sub-bloco 2, temos a formação de classes relacionadas às dificuldades na vida acadêmica dos discentes, tais como deslocamento, dificuldades financeiras, carga excessiva de trabalhos estudantis e falta de hábito para estudos, já no sub-bloco 3, perspectivas de futuro, identificamos como relevantes para os estudantes, três perspectivas: seguir carreira acadêmica, com mestrado, doutorado, etc; entrar no mercado de trabalho; e concluir outra especialização.

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