ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9843 "inscrito_id" => 15473 "titulo" => "ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O reforço escolar deixou de ser apenas uma prática de repetição e correção para assumir um papel mais amplo no processo educativo. Atualmente, existem espaços que demonstram grande responsabilidade e preocupação com a aprendizagem de seus alunos, oferecendo não apenas apoio pedagógico especializado, mas também uma organização dos conteúdos da escola regular. Nesses ambientes, o conteúdo trabalhado em sala de aula é apresentado de maneira diferenciada, com práticas atrativas que conferem à aprendizagem um real significado. A ludicidade, o afeto e as relações sociais tornam-se elementos fundamentais nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. Enquanto a escola, muitas vezes, segue uma sistemática acelerada na apresentação dos conteúdos, o reforço escolar possibilita uma abordagem mais detalhada e aprofundada. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor os conhecimentos, consolidando-os de maneira mais sólida e significativa. Diante desse contexto, esse estudo tem como metodologia, detalhar um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em um reforço escolar chamado Espaço Petit Polá no município de Sobral-CE. Além do ensino programático, foi realizado projetos que exploram áreas das emoções “Mundo das emoções”, as relações de amizade e companheirismo “Laços de amizade”, as diferenças de lugares, culturas e linguagens “Explorando continentes: uma viagem pelo mundo”, a valorização da infância “Doce infância” e o reconhecimento das tradições regionais dos saberes culturais e a culinária “Sabores e saberes da nossa terra”, além de promover jogos pedagógicos com a intencionalidade de intensificar vivências que envolvem os conteúdos estudados. Com isso, concluímos que o reforço escolar quando bem estruturado em suas potencialidades, fortalece o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma aprendizagem que produza significados, memórias e afetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15473_TB9843_30102025234342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jamille C." "autor_email" => "jamillebonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9843 "inscrito_id" => 15473 "titulo" => "ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O reforço escolar deixou de ser apenas uma prática de repetição e correção para assumir um papel mais amplo no processo educativo. Atualmente, existem espaços que demonstram grande responsabilidade e preocupação com a aprendizagem de seus alunos, oferecendo não apenas apoio pedagógico especializado, mas também uma organização dos conteúdos da escola regular. Nesses ambientes, o conteúdo trabalhado em sala de aula é apresentado de maneira diferenciada, com práticas atrativas que conferem à aprendizagem um real significado. A ludicidade, o afeto e as relações sociais tornam-se elementos fundamentais nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. Enquanto a escola, muitas vezes, segue uma sistemática acelerada na apresentação dos conteúdos, o reforço escolar possibilita uma abordagem mais detalhada e aprofundada. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor os conhecimentos, consolidando-os de maneira mais sólida e significativa. Diante desse contexto, esse estudo tem como metodologia, detalhar um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em um reforço escolar chamado Espaço Petit Polá no município de Sobral-CE. Além do ensino programático, foi realizado projetos que exploram áreas das emoções “Mundo das emoções”, as relações de amizade e companheirismo “Laços de amizade”, as diferenças de lugares, culturas e linguagens “Explorando continentes: uma viagem pelo mundo”, a valorização da infância “Doce infância” e o reconhecimento das tradições regionais dos saberes culturais e a culinária “Sabores e saberes da nossa terra”, além de promover jogos pedagógicos com a intencionalidade de intensificar vivências que envolvem os conteúdos estudados. Com isso, concluímos que o reforço escolar quando bem estruturado em suas potencialidades, fortalece o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma aprendizagem que produza significados, memórias e afetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15473_TB9843_30102025234342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jamille C." "autor_email" => "jamillebonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }