Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129030
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9843
    "inscrito_id" => 15473
    "titulo" => "ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O reforço escolar deixou de ser apenas uma prática de repetição e correção para assumir um papel mais amplo no processo educativo. Atualmente, existem espaços que demonstram grande responsabilidade e preocupação com a aprendizagem de seus alunos, oferecendo não apenas apoio pedagógico especializado, mas também uma organização dos conteúdos da escola regular. Nesses ambientes, o conteúdo trabalhado em sala de aula é apresentado de maneira diferenciada, com práticas atrativas que conferem à aprendizagem um real significado. A ludicidade, o afeto e as relações sociais tornam-se elementos fundamentais nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. Enquanto a escola, muitas vezes, segue uma sistemática acelerada na apresentação dos conteúdos, o reforço escolar possibilita uma abordagem mais detalhada e aprofundada. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor os conhecimentos, consolidando-os de maneira mais sólida e significativa. Diante desse contexto, esse estudo tem como metodologia, detalhar um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em um reforço escolar chamado Espaço Petit Polá no município de Sobral-CE. Além do ensino programático, foi realizado projetos que exploram áreas das emoções “Mundo das emoções”, as relações de amizade e companheirismo “Laços de amizade”, as diferenças de lugares, culturas e linguagens “Explorando continentes: uma viagem pelo mundo”, a valorização da infância “Doce infância” e o reconhecimento das tradições regionais dos saberes culturais e a culinária “Sabores e saberes da nossa terra”, além de promover jogos pedagógicos com a intencionalidade de intensificar vivências que envolvem os conteúdos estudados. Com isso, concluímos que o reforço escolar quando bem estruturado em suas potencialidades, fortalece o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma aprendizagem que produza significados, memórias e afetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15473_TB9843_30102025234342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jamille C."
    "autor_email" => "jamillebonini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129030
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9843
    "inscrito_id" => 15473
    "titulo" => "ESPAÇO PETIT POLÁ E A PERSPECTIVA DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O reforço escolar deixou de ser apenas uma prática de repetição e correção para assumir um papel mais amplo no processo educativo. Atualmente, existem espaços que demonstram grande responsabilidade e preocupação com a aprendizagem de seus alunos, oferecendo não apenas apoio pedagógico especializado, mas também uma organização dos conteúdos da escola regular. Nesses ambientes, o conteúdo trabalhado em sala de aula é apresentado de maneira diferenciada, com práticas atrativas que conferem à aprendizagem um real significado. A ludicidade, o afeto e as relações sociais tornam-se elementos fundamentais nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. Enquanto a escola, muitas vezes, segue uma sistemática acelerada na apresentação dos conteúdos, o reforço escolar possibilita uma abordagem mais detalhada e aprofundada. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor os conhecimentos, consolidando-os de maneira mais sólida e significativa. Diante desse contexto, esse estudo tem como metodologia, detalhar um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em um reforço escolar chamado Espaço Petit Polá no município de Sobral-CE. Além do ensino programático, foi realizado projetos que exploram áreas das emoções “Mundo das emoções”, as relações de amizade e companheirismo “Laços de amizade”, as diferenças de lugares, culturas e linguagens “Explorando continentes: uma viagem pelo mundo”, a valorização da infância “Doce infância” e o reconhecimento das tradições regionais dos saberes culturais e a culinária “Sabores e saberes da nossa terra”, além de promover jogos pedagógicos com a intencionalidade de intensificar vivências que envolvem os conteúdos estudados. Com isso, concluímos que o reforço escolar quando bem estruturado em suas potencialidades, fortalece o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma aprendizagem que produza significados, memórias e afetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15473_TB9843_30102025234342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jamille C."
    "autor_email" => "jamillebonini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O reforço escolar deixou de ser apenas uma prática de repetição e correção para assumir um papel mais amplo no processo educativo. Atualmente, existem espaços que demonstram grande responsabilidade e preocupação com a aprendizagem de seus alunos, oferecendo não apenas apoio pedagógico especializado, mas também uma organização dos conteúdos da escola regular. Nesses ambientes, o conteúdo trabalhado em sala de aula é apresentado de maneira diferenciada, com práticas atrativas que conferem à aprendizagem um real significado. A ludicidade, o afeto e as relações sociais tornam-se elementos fundamentais nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. Enquanto a escola, muitas vezes, segue uma sistemática acelerada na apresentação dos conteúdos, o reforço escolar possibilita uma abordagem mais detalhada e aprofundada. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor os conhecimentos, consolidando-os de maneira mais sólida e significativa. Diante desse contexto, esse estudo tem como metodologia, detalhar um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em um reforço escolar chamado Espaço Petit Polá no município de Sobral-CE. Além do ensino programático, foi realizado projetos que exploram áreas das emoções “Mundo das emoções”, as relações de amizade e companheirismo “Laços de amizade”, as diferenças de lugares, culturas e linguagens “Explorando continentes: uma viagem pelo mundo”, a valorização da infância “Doce infância” e o reconhecimento das tradições regionais dos saberes culturais e a culinária “Sabores e saberes da nossa terra”, além de promover jogos pedagógicos com a intencionalidade de intensificar vivências que envolvem os conteúdos estudados. Com isso, concluímos que o reforço escolar quando bem estruturado em suas potencialidades, fortalece o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma aprendizagem que produza significados, memórias e afetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.