Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM LEVANTAMENTO DAS INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129033
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9849
    "inscrito_id" => 12595
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM LEVANTAMENTO DAS INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"
    "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem exigindo que professores em formação inicial e continuada desenvolvam competências não apenas para o uso, mas também para a apropriação crítica dessas tecnologias. Nesse contexto, experiências de intervenção relatadas em pesquisas oferecem elementos relevantes para repensar práticas formativas. Nessa perspectiva, este estudo tem como pergunta norteadora: “O que as pesquisas revelam sobre intervenções na formação inicial e continuada de professores voltadas à sua preparação e apropriação da inteligência artificial?”. Para responder a essa pergunta, buscou-se mapear e analisar produções científicas que discutem tais intervenções, a fim de identificar experiências, práticas e tendências no campo. Para tanto, realizou-se um mapeamento bibliográfico de caráter qualitativo em duas bases de dados, a saber: SciELO e Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “formação de professores” AND “inteligência artificial” e “formação docente” AND “inteligência artificial”, considerando o recorte temporal de 2015 a 2025. As buscas retornaram 106 artigos que foram submetidos a critérios de inclusão e exclusão. Permaneceram na pesquisa os trabalhos que apresentaram relatos de experiências ou práticas de intervenção na formação docente, tanto inicial quanto continuada. Foram excluídos textos de caráter puramente teórico, revisões de literatura e pesquisas repetidas. Verificou-se que as experiências formativas apresentaram-se como ações pontuais e carentes de aprofundamentos teóricos. Apesar disso, as propostas iniciais para trazer a IA aos debates sobre a formação inicial e contínua mostraram-se eficazes e favoreceram o uso pedagógico da inteligência artificial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12595_TB9849_30102025161401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.gomes@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129033
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9849
    "inscrito_id" => 12595
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM LEVANTAMENTO DAS INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"
    "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem exigindo que professores em formação inicial e continuada desenvolvam competências não apenas para o uso, mas também para a apropriação crítica dessas tecnologias. Nesse contexto, experiências de intervenção relatadas em pesquisas oferecem elementos relevantes para repensar práticas formativas. Nessa perspectiva, este estudo tem como pergunta norteadora: “O que as pesquisas revelam sobre intervenções na formação inicial e continuada de professores voltadas à sua preparação e apropriação da inteligência artificial?”. Para responder a essa pergunta, buscou-se mapear e analisar produções científicas que discutem tais intervenções, a fim de identificar experiências, práticas e tendências no campo. Para tanto, realizou-se um mapeamento bibliográfico de caráter qualitativo em duas bases de dados, a saber: SciELO e Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “formação de professores” AND “inteligência artificial” e “formação docente” AND “inteligência artificial”, considerando o recorte temporal de 2015 a 2025. As buscas retornaram 106 artigos que foram submetidos a critérios de inclusão e exclusão. Permaneceram na pesquisa os trabalhos que apresentaram relatos de experiências ou práticas de intervenção na formação docente, tanto inicial quanto continuada. Foram excluídos textos de caráter puramente teórico, revisões de literatura e pesquisas repetidas. Verificou-se que as experiências formativas apresentaram-se como ações pontuais e carentes de aprofundamentos teóricos. Apesar disso, as propostas iniciais para trazer a IA aos debates sobre a formação inicial e contínua mostraram-se eficazes e favoreceram o uso pedagógico da inteligência artificial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12595_TB9849_30102025161401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.gomes@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço da inteligência artificial (IA) tem exigindo que professores em formação inicial e continuada desenvolvam competências não apenas para o uso, mas também para a apropriação crítica dessas tecnologias. Nesse contexto, experiências de intervenção relatadas em pesquisas oferecem elementos relevantes para repensar práticas formativas. Nessa perspectiva, este estudo tem como pergunta norteadora: “O que as pesquisas revelam sobre intervenções na formação inicial e continuada de professores voltadas à sua preparação e apropriação da inteligência artificial?”. Para responder a essa pergunta, buscou-se mapear e analisar produções científicas que discutem tais intervenções, a fim de identificar experiências, práticas e tendências no campo. Para tanto, realizou-se um mapeamento bibliográfico de caráter qualitativo em duas bases de dados, a saber: SciELO e Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “formação de professores” AND “inteligência artificial” e “formação docente” AND “inteligência artificial”, considerando o recorte temporal de 2015 a 2025. As buscas retornaram 106 artigos que foram submetidos a critérios de inclusão e exclusão. Permaneceram na pesquisa os trabalhos que apresentaram relatos de experiências ou práticas de intervenção na formação docente, tanto inicial quanto continuada. Foram excluídos textos de caráter puramente teórico, revisões de literatura e pesquisas repetidas. Verificou-se que as experiências formativas apresentaram-se como ações pontuais e carentes de aprofundamentos teóricos. Apesar disso, as propostas iniciais para trazer a IA aos debates sobre a formação inicial e contínua mostraram-se eficazes e favoreceram o uso pedagógico da inteligência artificial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.