SOUZA, Samilly Alexandre De et al.. Relato de uma ação-intervenção no ensino médio. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1339>. Acesso em: 24/11/2024 22:25
O trabalho aqui apresentado é resultado de uma ação-intervenção e consequentemente, uma contribuição profissional proporcionada pelo Estágio Supervisionado realizado em duas salas de aula do Ensino Médio, na disciplina de Matemática. Essa ação-intervenção foi proposta por meio de um Projeto de Ação-Intervenção, na disciplina de Estágio Supervisionado IV, oferecida pelo Departamento de Ciências Exatas, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, no curso de Licenciatura em Matemática. Pensando nas discussões e reflexões realizadas nas disciplinas pedagógicas que tivemos ao longo do curso, pudemos elaborar um projeto de intervenção e intervir em duas turmas, especificamente o 2º ano B e C, com o cuidado de fugir do modelo “definição+exemplo+exercícios”, comumente utilizado nas maiorias das salas de aula. Para isso, pesquisamos várias formas de exercícios, atividades que poderiam ser feitas em sala, ou em casa, e também algo que fosse interessante para os alunos, de forma com que eles pudessem participar ativamente de seu aprendizado. Nesse sentido, escolhemos o conteúdo Poliedros: prismas e pirâmides e em seguida, estabelecemos o objetivo geral foi motivar os alunos para desenvolver a capacidade de resolução de problemas geométricos do cotidiano, pois segundo os PCN + (BRASIL, 2002, p. 120), “usar as formas geométricas para representar ou visualizar partes do mundo real é uma capacidade importante para a compreensão e construção de modelos para resolução de questões da Matemática e de outras disciplinas”. A justificativa pela escolha do conteúdo de Poliedros: prismas e pirâmides foi porque percebemos que os alunos chegam ao Ensino Médio com uma deficiência muito grande de conteúdos do Ensino Fundamental, principalmente de Geometria, que na maioria das vezes é deixada para o final do ano e, portanto não sendo ensinada aos alunos. Levamos varias atividades, dentre elas: vídeos, planificações de sólidos, para que os alunos pudessem construí-los em sala, atividades impressas com exercícios que envolviam resolução de problemas extraídos de Dante (2010), embalagens para facilitar a aprendizagem e mostrar para os alunos onde os prismas podem ser encontrados. Em cada uma dessas atividades estavam estabelecidos os objetivos que nós queríamos alcançar para que assim ficasse mais fácil avaliar os alunos a cada aula. Nem todos os objetivos foram cumpridos. Alguns devido à dificuldade dos alunos em relação à Geometria, onde sempre tínhamos que revisar as aulas anteriores, e outros devido ao tempo que foi pouco. Mas o importante é que mesmo não tendo atingido todos os objetivos propostos, os que conseguimos alcançar foi bastante significativo. Vivenciamos no período do estágio que é mais significativo que os alunos aprendam o pouco que seja do que apresentar vários conteúdos que se tornassem vagos para eles. Ainda aprendemos que um professor, seja de qual for a disciplina, deve ser além da pessoa que passa o conhecimento para os alunos, alguém em que eles podem confiar, seja para fazer uma pergunta, seja para fazer um pedido ou até mesmo estreitar uma relação de amizade com os alunos, pois para eles somos seus espelhos. Portanto, o estágio foi uma experiência muito rica e com certeza contribuiu muito em nossa formação tanto pessoal como profissional.