Os debates concernentes à profissão docente têm crescido nos últimos anos, em particular, no que se relaciona à formação dos professores da educação básica. Nosso trabalho, portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa vinculada à investigação empreendida para tese de doutorado, cuja atividade de análise se baseará na pesquisa documental e bibliográfica. Nosso objetivo foi compreender as dimensões concernentes à formação e ao desenvolvimento profissional docente presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O referencial teórico básico fundamentou-se nos escritos de Gauthier (1998), Tardif (2000; 2014) e Garcia (2009). Consideramos que o foco das Diretrizes Curriculares Nacionais está na formação e, na nossa argumentação, seria mais enriquecedor que as diretrizes dos cursos de graduação se preocupassem com a profissionalização do professor, ou seja, não só com as exigências de que esse profissional se mantenha em formação (profissionalidade) e de que assuma seus compromissos (profissionalismo), mas que estabeleça relação institucional com a escola que atua e formativa com os estudantes. O desenvolvimento profissional docente precisa estar vinculado a uma política institucional que dê suporte. As considerações de Garcia (2009) destacam o tripé profissional-pessoal-organizacional como inerentes ao desenvolvimento profissional docente, afinal o desenvolvimento do professor deve ir além do aspecto pessoal, precisa ser institucionalizado. Certamente, ainda há muito que se analisar e estudar. E nós, pesquisadores da educação, temos um campo de estudo vasto e trabalho à nossa disposição.