No presente artigo é feito um estudo de formação nas escolas da Rede Pública do município de Guarabira – PB apresentam uma realidade de distanciamento entre escola, comunidade e família, quadro que se assemelha a situação da maioria das escolas públicas do Brasil. Do ponto de vista legal e institucional, as leis que orientam o funcionamento e a gestão da educação, indica a necessidade de uma aproximação da escola com a comunidade e as famílias dos alunos, no sentido de desenvolver uma gestão democrática da educação, como prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação. No entanto, o que se presencia é uma grande ausência da participação de pais/mães de alunos/as nas escolas, realidade que foi observada de forma mais sistemática com a realização das atividades do projeto em curso. O que nos deixou uma maior certeza da importância e da necessidade de um processo educativo junto aos pais/mães e responsáveis pelos/as alunos/as das escolas participantes do projeto, com o objetivo de motivá-los/as a se aproximarem da escola de modo a contribuir para a melhoria da educação pública. Da mesma forma, com professoras/es e gestoras/es, objetivamos sensibilizá-los a desenvolver processos participativos que incluam os pais/mães e a comunidade nos momentos de pensar e planejar a escola. Neste sentido propomos o envolvimento das famílias dos alunos/as e da comunidade local na gestão das escolas municipais na perspectiva de que esta participação venha contribuir para democratização da escola e consequentemente, ajudá-la no cumprimento das suas atribuições básicas, quais sejam: oferecer um ensino de qualidade pedagógica e social na perspectiva da formação de cidadãos e cidadãs, garantindo-lhes além de melhores condições de aprendizagem, o exercício da participação democrática, tão importante num país em processo de fortalecimento de sua democracia.