O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Barbosa (2008), Bruner (2001), Cury (2014) Duarte (2004), Freire (1996), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar o papel da universidade na formação da autoestima dos sujeitos educandos contemporâneos, estudados por Bruner e Barbosa, que explicam como o jovem contemporâneo constrói o conhecimento disciplinar, afinal vivem em ambientes sociais hiperestimulados. Algumas universidades, no entanto, não estimulam o discente a serem autônomos. Por esse motivo, consideram inadequados os comportamentos do jovem. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após leituras e provocações dos encontros da disciplina em tela. Este estudo nos leva a refletir, enquanto futuros educadores, que a escola e principalmente a universidade insistem em cristalizar os comportamentos dos sujeitos que estão dentro de seus muros.