Esse artigo apresenta resultados de um Projeto de Intervenção intitulado Gênero e Sexualidade no currículo escolar: uma abordagem na sala de aula de uma escola do município de Parintins/Am desenvolvido com estudantes do 9º ano. Tem por objetivo discutir para refletir as relações de gênero e sexualidade numa perspectiva da educação em direitos humanos. Foram realizadas rodas de conversa e oficinas com abordagem das temáticas “gênero e sexualidade”, “violência de gênero e sexual”, “educação e cidadania” possibilitando aos estudantes acesso à discussões e informações que os oriente para a sua vida cotidiana com menos discriminação e preconceito. O ensino por projeto favoreceu aos estudantes um olhar crítico e reflexivo sobre gênero e sexualidade na perspectiva dos direitos humanos em que a naturalização e aceitação do ser homem e do ser mulher passa a ser questionada. Consideramos que a abordagem do tema na sala de aula sinaliza que um currículo pós-estruturalista dá vez e voz aos estudantes exprimindo possibilidades para a cultura do respeito e da tolerância e sobretudo, para o exercício de sua cidadania.