Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PLANEJAMENTO SEMANAL COMO ESPAÇO/TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROBLEMATIZAÇÃO, PRÁXIS. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17651
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 1169
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO SEMANAL COMO ESPAÇO/TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O cotidiano da escola deve ser espaço e tempo de ação-reflexão-ação do fazer pedagógico constantemente, é preciso rever o discurso de que a escola é espaço mais de ação que de reflexão do professor, o contexto escolar é espaço de pensar e a escola deve refletir sobre a ideia de que se estar perdendo a capacidade de pensar com a ligeireza e o imediatismo do fazer didático que permeia a prática pedagógica diária. Este estudo  tem  como  objetivo  principal  promover  a  formação  continuada  nos  horários  de  planejamento, buscando problematizar o cotidiano da pratica pedagógica. A metodologia elencada foi a pesquisa-ação a partir dos estudos de Thiollent (2009) em desenvolvimento num Centro Municipal de Educação da rede Municipal de Natal-RN, com o tema: O planejamento semanal como espaço/tempo de formação continuada na escola de Educação Infantil. Nos respaldamos nos estudos de Nóvoa (1992), Freire (1987) e Libâneo (2001)  e  (2004),  dentre  outros.  Reafirmamos  a  necessidade  de  promover  a  formação  continuada  nos momentos do planejamento pedagógico, seja ele em qualquer formato, pois é a escola o espaço-tempo de reflexão-ação-reflexão da práxis, valorizando o saber docente e problematizando a prática pedagógica, contribuindo para a materialização do projeto educativo da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROBLEMATIZAÇÃO, PRÁXIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID1169_29102015121518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILEIDE RIBEIRO PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "EDILEIDE"
    "autor_email" => "profaedileide@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17651
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 1169
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO SEMANAL COMO ESPAÇO/TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O cotidiano da escola deve ser espaço e tempo de ação-reflexão-ação do fazer pedagógico constantemente, é preciso rever o discurso de que a escola é espaço mais de ação que de reflexão do professor, o contexto escolar é espaço de pensar e a escola deve refletir sobre a ideia de que se estar perdendo a capacidade de pensar com a ligeireza e o imediatismo do fazer didático que permeia a prática pedagógica diária. Este estudo  tem  como  objetivo  principal  promover  a  formação  continuada  nos  horários  de  planejamento, buscando problematizar o cotidiano da pratica pedagógica. A metodologia elencada foi a pesquisa-ação a partir dos estudos de Thiollent (2009) em desenvolvimento num Centro Municipal de Educação da rede Municipal de Natal-RN, com o tema: O planejamento semanal como espaço/tempo de formação continuada na escola de Educação Infantil. Nos respaldamos nos estudos de Nóvoa (1992), Freire (1987) e Libâneo (2001)  e  (2004),  dentre  outros.  Reafirmamos  a  necessidade  de  promover  a  formação  continuada  nos momentos do planejamento pedagógico, seja ele em qualquer formato, pois é a escola o espaço-tempo de reflexão-ação-reflexão da práxis, valorizando o saber docente e problematizando a prática pedagógica, contribuindo para a materialização do projeto educativo da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROBLEMATIZAÇÃO, PRÁXIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID1169_29102015121518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILEIDE RIBEIRO PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "EDILEIDE"
    "autor_email" => "profaedileide@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O cotidiano da escola deve ser espaço e tempo de ação-reflexão-ação do fazer pedagógico constantemente, é preciso rever o discurso de que a escola é espaço mais de ação que de reflexão do professor, o contexto escolar é espaço de pensar e a escola deve refletir sobre a ideia de que se estar perdendo a capacidade de pensar com a ligeireza e o imediatismo do fazer didático que permeia a prática pedagógica diária. Este estudo tem como objetivo principal promover a formação continuada nos horários de planejamento, buscando problematizar o cotidiano da pratica pedagógica. A metodologia elencada foi a pesquisa-ação a partir dos estudos de Thiollent (2009) em desenvolvimento num Centro Municipal de Educação da rede Municipal de Natal-RN, com o tema: O planejamento semanal como espaço/tempo de formação continuada na escola de Educação Infantil. Nos respaldamos nos estudos de Nóvoa (1992), Freire (1987) e Libâneo (2001) e (2004), dentre outros. Reafirmamos a necessidade de promover a formação continuada nos momentos do planejamento pedagógico, seja ele em qualquer formato, pois é a escola o espaço-tempo de reflexão-ação-reflexão da práxis, valorizando o saber docente e problematizando a prática pedagógica, contribuindo para a materialização do projeto educativo da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.