GONÇALVES, Evany Da Silva et al.. Uma metodologia para o uso das tics na educação. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17704>. Acesso em: 24/11/2024 21:16
Resumo: Discussões e investigações sobre o uso efetivo da Tecnologia e Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica têm tomado importância recentemente no âmbito educacional e acadêmico, motivada pela eficácia que os recursos tecnológicos imprimem à qualidade da prática pedagógica. Quando associada a um método de ensino significativo e emancipador, as TICs possibilitam ao educador planejar e desenvolver situações de ensino que levem o educando transitar pelos diferentes contextos sociais, atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade, podendo suscitar de modo significativo no processo de avaliação contínua. Diante dessas premissas, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a necessidade de metodologias de uso da TIC no planejamento e avaliação da prática docente, visando apoiar decisivamente a avaliação contínua no processo ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico, foi efetuada a aplicação de questionários para coleta de dados que tomaram como princípio identificar como as TICs influenciaram no processo de avaliação contínua na aprendizagem de educandos. Os resultados apontam para a necessidade de recursos metodológicos eficazes que adotem instrumentos tecnológicos na avaliação contínua, ancorando os processos de planejamento e avaliação de cada atividade ou encontro educando-educador, viabilizando uma prática pedagógica dinâmica que possibilite ao educando uma autoavaliação realista de sua aprendizagem e ao educador a obtenção de subsídios norteadores de melhoria da qualidade educacional focada na melhoria da prática docente.