Levando em consideração as dificuldades que os professores enfrentam para driblar os métodos tradicionais de ensino, principalmente nas aulas de química, os quais normalmente se resumem em decorar formulas e conceito, nota-se a necessidade de se fazer o uso de metodologias que facilitem o entendimento e melhorem a relação entre os conteúdos de química e o cotidiano do aluno, sendo assim, esse trabalho buscou analisar o uso da fruta do mandacaru como indicador ácido-base alternativo para aulas praticas visando levar aos estudantes a experimentação e a investigação, oferecendo o conhecimento necessário para que os mesmos busquem mais a química em seu dia-a-dia. E proporcionando uma um aprendizado mais efetivo.
Os indicador de pH são bastante usados nos laboratórios e também uma boa alternativa para aulas experimentais. Essas substancias tem a capacidade de alterar a cor de uma solução dependendo do seu potencial hidrogeniônico. O foco desta pesquisa foram às antocianinas que são indicadores encontrados na natureza, presentes em frutas, flores e folhas, que possuem coloração na escala do vermelho ao violeta. Partindo disso, os estudos foram feitos em cima da casca do fruto do mandacaru, que tem uma cor vermelha bastante intensa, caracterizando a presença desses pigmentos.
Para realização dos testes as cascas foram maceradas em um almofariz, utilizando como solvente o álcool etílico 70%, e depois feita à filtragem, resultando no extrato concentrado. O qual foi adicionado em tubos de ensaio contendo: Ácido cloridríco 0,1 mol/L, água sanitária, detergente neutro e hidróxido de sódio 0,1mol/L, afim de atestar sua eficacia como um possivel indicador alternativo.
Após os ensaios, verificou-se que o extrato modificou a cor das soluções, tornando levemente vermelho o meio acido e esverdeado o meio basico. Provando assim, que o mesmo tem potencial para ser usado em aulas praticas como indicado ácido-base.