Os estudos reservados à educação sexual mostram-se bastante pertinentes nos cursos de licenciatura para formar professores aptos a trabalhar questões de sexualidade na educação básica. Os professores de Biologia são ainda vistos como os principais articuladores da temática sexualidade no espaço escolar, sendo, pois, importante que se promova sua formação em educação sexual. Desse modo, esse texto se constitui em um recorte de um trabalho monográfico cuja delimitação tem como principal objetivo investigar a presença da abordagem em educação sexual em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no município de Itapipoca, Ceará, mediante a análise das disciplinas que contemplam a temática educação sexual no currículo do curso, sendo assim de natureza qualitativa, de caráter exploratório e do tipo análise documental. A maior parte do conteúdo disciplinar traz a abordagem do assunto na perspectiva biológica, dando ênfase aos assuntos como órgãos sexuais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), gravidez e aborto; apesar de algumas disciplinas optativas e a obrigatória ‘Psicologia do Desenvolvimento’, por contemplarem conteúdos que fazem referência aos aspectos sociais, tem grande potencial para apresentar abordagens distintas da biológica, como a dos direitos humanos, a dos direitos sexuais, a emancipatória e a queer, como propõe o conteúdo programático dessas disciplinas. Assim, reconhecendo a grande relevância da formação de professores para que se sintam preparados e seguros para trabalhar educação sexual com seus alunos é que consideramos importante a inserção dessa temática no currículo de formação do professor de Ciências e Biologia da educação básica.