ANDRADE, Railton Barbosa De. Aplicando química computacional no ensino de química. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17815>. Acesso em: 25/11/2024 03:28
A química é considerada uma ciência experimental, mas pelo desenvolvimento da química teórica, podemos ter uma grande ferramenta que serve no apoio, na análise e interpretação de dados que muitas vezes não são possíveis de serem obtidos experimentalmente. Existem muitas questões que podem ser respondida na química, uma das principais é por que e como ocorre uma determinada reação química. Alguns pressupostos para responder tais perguntas dependem de entendermos o que acontece quando as moléculas interagem umas com as outras. É exatamente neste ponto da PES que a energia potencial aumenta até um valor máximo. A geometria da molécula neste momento é chamada de estado de transição (do inglês transition state, TS). Objetivo geral deste trabalho é propor uma atividade prática de química computacional para utilização nas disciplinas do curso de Licenciatura em Química como material complementar à ementa da disciplina de Físico-Química, como uma das aplicações direta da Química Quântica. A região do gráfico de menor energia representa o componente mais estável (Produto). A região de maior energia do gráfico é refente ao complexo ativado (Estado de transição ou TS). E por fim temos a região do gráfico intermediária (Reagente). A utilização de práticas montados para serem desenvolvidas exclusivamente no computador e com um roteiro que incluem alguns parâmetros obtidos experimentalmente realizados pelos estudantes da disciplina