Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGO “PÔQUER DA TABELA PERIÓDICA”: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGO LÚDICO, PÔQUER, TABELA PERIÓDICA Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18065
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "JOGO “PÔQUER DA TABELA PERIÓDICA”: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os professores de química costumam enfrentam dificuldades em abordar assuntos específicos do conteúdo de química no ensino médio, muitas das vezes pelo fato dos alunos acharem a aula chata e cansativa, prejudicando assim o seu rendimento na matéria. Diante desse fato a utilização de jogos lúdicos é uma proposta interessante quando se consegui abordar o conteúdo do assunto ao jogo, para ser desenvolvido de forma divertida fazendo com que o aluno se interesse mais pelo tema, fazendo o rendimento da turma aumentar. O presente trabalho traz como proposta a apresentação de um jogo de cartas, baseado no jogo de pôquer clássico, abordando os conteúdos referentes às propriedades dos elementos da tabela periódica, em que o aluno poderá assimilar o elemento químico com as suas principais características. A proposta do jogo foi apresentada a alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Paraíba, onde os mesmo fizeram uma avaliação, através de questionário, sobre o jogo podendo ser possível assim determinar a opinião e a aceitação deles pelo jogo. Ao final como resultado foi possível observar que a proposta apresentada gerou grande interesse por parte dos licenciados onde os mesmos jugaram a ideia do jogo uma forma bastante interessante de associar junto às aulas de química no conteúdo de tabela periódica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, PÔQUER, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID411_17052016192112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THYAGO MARQUES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THYAGO"
    "autor_email" => "thyago_mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18065
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "JOGO “PÔQUER DA TABELA PERIÓDICA”: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os professores de química costumam enfrentam dificuldades em abordar assuntos específicos do conteúdo de química no ensino médio, muitas das vezes pelo fato dos alunos acharem a aula chata e cansativa, prejudicando assim o seu rendimento na matéria. Diante desse fato a utilização de jogos lúdicos é uma proposta interessante quando se consegui abordar o conteúdo do assunto ao jogo, para ser desenvolvido de forma divertida fazendo com que o aluno se interesse mais pelo tema, fazendo o rendimento da turma aumentar. O presente trabalho traz como proposta a apresentação de um jogo de cartas, baseado no jogo de pôquer clássico, abordando os conteúdos referentes às propriedades dos elementos da tabela periódica, em que o aluno poderá assimilar o elemento químico com as suas principais características. A proposta do jogo foi apresentada a alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Paraíba, onde os mesmo fizeram uma avaliação, através de questionário, sobre o jogo podendo ser possível assim determinar a opinião e a aceitação deles pelo jogo. Ao final como resultado foi possível observar que a proposta apresentada gerou grande interesse por parte dos licenciados onde os mesmos jugaram a ideia do jogo uma forma bastante interessante de associar junto às aulas de química no conteúdo de tabela periódica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, PÔQUER, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID411_17052016192112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THYAGO MARQUES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THYAGO"
    "autor_email" => "thyago_mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Os professores de química costumam enfrentam dificuldades em abordar assuntos específicos do conteúdo de química no ensino médio, muitas das vezes pelo fato dos alunos acharem a aula chata e cansativa, prejudicando assim o seu rendimento na matéria. Diante desse fato a utilização de jogos lúdicos é uma proposta interessante quando se consegui abordar o conteúdo do assunto ao jogo, para ser desenvolvido de forma divertida fazendo com que o aluno se interesse mais pelo tema, fazendo o rendimento da turma aumentar. O presente trabalho traz como proposta a apresentação de um jogo de cartas, baseado no jogo de pôquer clássico, abordando os conteúdos referentes às propriedades dos elementos da tabela periódica, em que o aluno poderá assimilar o elemento químico com as suas principais características. A proposta do jogo foi apresentada a alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Paraíba, onde os mesmo fizeram uma avaliação, através de questionário, sobre o jogo podendo ser possível assim determinar a opinião e a aceitação deles pelo jogo. Ao final como resultado foi possível observar que a proposta apresentada gerou grande interesse por parte dos licenciados onde os mesmos jugaram a ideia do jogo uma forma bastante interessante de associar junto às aulas de química no conteúdo de tabela periódica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.