Com o intuito de sugerir modificações em nossas tradicionais aulas de física e química, que por muitas vezes ficam afixadas em nossas salas de aula, foi proposto uma inversão na sequência do ensino dos conceitos físicos e químicos abordados por este experimento. Todavia, a motivação partiu de uma percepção dos alunos na busca por conhecimento através de experiências mais dinâmicas e lúdicas e a possibilidade de integrar os conteúdos de forma a impulsionar o processo de ensino aprendizagem dos conceitos abordados por ambas as matérias e, ainda, como se trata de uma escola bilíngue foram utilizados termos técnicos e textos simples explicativos dos processos de montagem em inglês. Sabe-se que a falta de laboratórios bem estruturados nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro é uma realidade e por isso, se faz necessário, a criação de atividades onde o aluno pode transformar em realidade seus projetos, reformulando conceitos e conhecimentos a partir destas atividades de forma concreta e científica, ajudando assim a compreensão e a problematização de tais conteúdo em um ambiente para favorecer a construção do conhecimento. Os resultados sugerem que se pode criar um facilitador na construção do saber integrado e que pode se tornar um agente motivador proporcionando mais interesse em adquirir novos conhecimentos, já que em todos os momentos é o aluno o protagonista do seu próprio processo de ensino aprendizagem.