Este trabalho apresenta a análise do uso da produção cinematográfica como recurso didático- pedagógico para o ensino, através da aplicação de filmes em sala de aula. A atividade foi realizada por um grupo de alunos da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), juntamente com alunos do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola pública, localizada na cidade de Areia - PB. A atividade foi realizada em duas fases. De início passamos um filme de gênero animação intitulado “Kiriku e a Feiticeira” e, posteriormente foi feita uma roda de conversa sobre o vídeo, explicando de uma forma simples e clara sobre a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e sua contribuição nas áreas social, econômica e política na sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos. Verificou-se que o uso de filmes em sala de aula pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, pelo fato da aula sair do tradicional, permitindo uma maior assimilação de novos conteúdos e favorecendo a fixação de conhecimentos. Contudo, é necessário que o professor faça uma análise desse recurso, sabendo diferenciar o que é proveitoso, considerando a necessidade de um trabalho de contextualização, para que a exibição não se transforme em um mero passa tempo e sim, ajude no crescimento e aprimoramento das aulas.