Este trabalho vem a relatar uma pesquisa feita sobre o assunto princípio de Fesmat ou princípio do tempo mínimo proposto por Pierre de Fermat (1601-1665) que e pouco abordado nos livros didáticos disponíveis nas escolas da rede estadual de Bragança Pará. Aparecendo apenas em um livro de seis exemplares observado, com a fundamentação teórica constituiu-se, essencialmente, em Leituras sobre o trabalho de Fermat, bem como as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Os resultados se encontrão dividido em três parâmetros: Primeiramente expor a importância do livro didático como uma das principais ferramentas de ensino. Seguido por um levantamento explicando a importância do assunto abordado. No terceiro e última parâmetro deste trabalho é apresentada uma análise descritiva dos exemplares de livros didáticos utilizados, quais teremos obras que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD e no Programa Nacional do Livro didático para o Ensino Médio- PNLEM.