O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a utilização de um conto de ficção científica para abordar os conceitos de massa, peso e aceleração da gravidade em aulas de Física. A atividade foi desenvolvida no campus Catolé do Rocha – PB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com alunos da 1ª Série do Ensino Médio do curso Técnico Integrado em Edificações. O conto em questão foi “O Segredo” de Artur C. Clarke, que aborda entre outros aspectos, como a vida na baixa gravidade da Lua afetaria a longevidade dos seres humanos e de outros animais. A partir destes pontos discutiu-se os conceitos científicos de interessa para as aulas de Física e desenvolveu-se uma reflexão sobre as consequências das descobertas científicas sobre a sociedade humana. Após a atividades os alunos responderam a um questionário online com o intuito de gerar dados que pudessem subsidiar uma avaliação da receptividade e aprovação desta forma de abordagem por parte dos alunos. Os resultados desta pesquisa de uma maneira geral foram positivos, indicando que a leitura em aulas de Física possui boa aceitabilidade e grandes possibilidades a serem exploradas.