O objetivo deste estudo é conhecer abordagens contemporâneas que centram as explicações para a identidade de gênero e orientação sexual e analisar criticamente se os materiais didáticos produzidos na Sociologia tratam destes temas. Durante as últimas décadas, esta questão vem sendo discutida, principalmente, por causa do advento da diversidade que caracteriza nossas escolas hoje em consequência do acesso conseguido pelas minorias. Á escola e aos professores cabe repensar suas práticas, no sentido de garantir que todos sejam respeitados e que os preconceitos, estigmas e qualquer tipo de discriminação sejam colocados em debate e as diversas vozes sejam consideradas. Para este artigo, foi feito uma revisão bibliográfica de estudos sobre o assunto, um levantamento sobre as Orientações Curriculares de Sociologia e uma observação e análise de materiais didáticos da área. Teoricamente, nos fundamentamos em: Louro (1995), Rosemberg (1975), Silva (2015), Nunes e Silva (2000), etc. Esperamos que, a partir das reflexões sobre o assunto, seja possível realizar outros trabalhos com o objetivo de intervir satisfatoriamente no ensino da diversidade, especialmente, gênero e sexualidade.