Os problemas sociais e as modificações sofridas por nosso sistema econômico/produtivo refletem diretamente no sistema educacional, e uma das consequências preocupantes de tais problemas é o fracasso escolar, que assola de maneira preocupante principalmente as escolas públicas brasileiras, onde o currículo atua como a principal via de comunicação e disseminação das ideias e princípios. Indagações nos causam angústias quando nos propomos a olhar mais de perto os problemas da educação. Este escrito objetiva debater e refletir acerca das relações implicativas entre o Currículo e o Fracasso Escolar, os quais além de se correlacionarem, apresentam uma complexa discussão, devido aos diversos fatores que norteiam essa problemática. Pretendemos assim, provocar novas reflexões baseadas nas ideias de autores que discutem sobre este tema, concomitantes com os resultados da pesquisa do tipo etnográfico realizada em uma das escolas da rede municipal da cidade de Parnaíba, no estado do Piauí. Utilizamos como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, além da realização de observações e entrevistas semi-dirigidas. As reflexões evidenciaram o quanto a educação continua desvinculada da realidade do educando, e como o currículo está relacionado à uma questão cultural a qual favorece e garante a hegemonia das classes dominantes em detrimento das classes dominadas, e que a escola ao invés de transformar, paradoxalmente exclui e segrega os menos favorecidos, levando-os ao fracasso e a garantir a disseminação do “status quo”.