LGBTFOBIA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18528 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "LGBTFOBIA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho objetivou-se problematizar a questão da LGBTfobia direcionada a sujeitos homossexuais no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir de uma revisão da literatura. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas de preconceito, discriminação e LGBTfobia no âmbito escolar, apontando suas possíveis causas e implicações para os sujeitos, a relação destes com a escola e as possibilidades de mediação do professor e do profissional de psicologia, enquanto perspectiva de desconstrução de paradigmas excludentes. Tomando como referência a literatura estudada, no tocante aos temas sexualidade e homossexualidade, podemos perceber que a omissão da Escola, o despreparo dos professores e os casos de LGBTfobia são realidades intrínsecas da nossa sociedade, e não apenas de determinado contexto regional. Episódios de comportamento LGBTfóbico, bem como a minimização desses episódios por parte da direção, são recorrentes nos estabelecimentos de ensino, assim como as declarações LGBTfóbicas por parte dos professores e funcionários. Nessa perspectiva, acreditamos que compete ao psicólogo, inserido no âmbito escolar, buscar uma educação que problematize os aspectos heteronormativos presentes na formação de nossas identidades sexuais e de gênero, oportunizando aos alunos/sujeitos o questionamento e a desconstrução dos estereótipos concernentes a sexualidade e gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teorias e estudos gays, lésbicos e queers" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, ESCOLA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA1_ID947_25052016224655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÔNICA VALÉRIA" "autor_email" => "valeriamonica88@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18528 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "LGBTFOBIA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho objetivou-se problematizar a questão da LGBTfobia direcionada a sujeitos homossexuais no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir de uma revisão da literatura. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas de preconceito, discriminação e LGBTfobia no âmbito escolar, apontando suas possíveis causas e implicações para os sujeitos, a relação destes com a escola e as possibilidades de mediação do professor e do profissional de psicologia, enquanto perspectiva de desconstrução de paradigmas excludentes. Tomando como referência a literatura estudada, no tocante aos temas sexualidade e homossexualidade, podemos perceber que a omissão da Escola, o despreparo dos professores e os casos de LGBTfobia são realidades intrínsecas da nossa sociedade, e não apenas de determinado contexto regional. Episódios de comportamento LGBTfóbico, bem como a minimização desses episódios por parte da direção, são recorrentes nos estabelecimentos de ensino, assim como as declarações LGBTfóbicas por parte dos professores e funcionários. Nessa perspectiva, acreditamos que compete ao psicólogo, inserido no âmbito escolar, buscar uma educação que problematize os aspectos heteronormativos presentes na formação de nossas identidades sexuais e de gênero, oportunizando aos alunos/sujeitos o questionamento e a desconstrução dos estereótipos concernentes a sexualidade e gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teorias e estudos gays, lésbicos e queers" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, ESCOLA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA1_ID947_25052016224655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÔNICA VALÉRIA" "autor_email" => "valeriamonica88@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }