MARIANO, Nazarete Andrade. Táticas de invenção para a formação leitora. Anais ABRALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1857>. Acesso em: 24/11/2024 19:31
O artigo aborda a invenção desenvolvida por professoras relacionada com as práticas de leitura na escola. O estudo é de caráter interdisciplinar e integra referenciais dos estudos do letramento como prática social (KLEIMAN, 1995; BARTON, 1998 e STREET, 2010) e os estudos culturais, em especial, as contribuições Michel De Certeau, sobre a invenção e apropriação. O foco do trabalho são as táticas de professoras para instituir políticas de leitura bem sucedidas no interior da escola, especificamente, com turmas do Ensino Fundamental nos anos/series finais. Trata-se, em especial, de um “carrinho de leitura”, criado por uma professora de Língua Portuguesa em uma Escola Pública na periferia da cidade de Petrolina-PE, pretendemos revelar o que potencializa esse “invento” que desmonta situações convencionais de leitura, com possibilidades de deslocar do decalque dando outros sentidos e significados, transformando o ambiente escolar em espaços dinâmicos.