PERSPECTIVAS ACERCA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18633 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PERSPECTIVAS ACERCA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => """ O presente trabalho procura esclarecer aspectos relevantes à construção da literatura de autoria feminina, evidenciando as diferentes etapas da evolução dessa literatura, desde as diferenças entre gêneros, apontando para superioridade dos homens no contexto social a um panorama sobre as obras e autoras que tiveram relevância no cenário literário. Busca-se compreender como as mulheres conseguiram ocupar um lugar de destaque na literatura, os caminhos que foram percorridos, os desafios que foram ultrapassados e as mudanças que estas produções de autoria feminina acabaram promovendo dentro da sociedade.\r\n A crítica literária feminina iniciou-se na segunda metade do século XX e se construiu através duas modalidades. A primeira refere-se ao resgate de obras escritas por mulheres e que, no decorrer do tempo, foram destinadas ao ostracismo; a segunda desenvolve a releitura de obras literárias, independentemente da autoria, considerando a experiência da mulher. Procura-se deste modo, detectar através do estilo, da temática e das diferentes vozes do texto, a relevância da voz feminina e os traços de patriarcalismo que perpassam a obra. A contribuição da crítica feminina foi relevante para que as escritoras passassem a ter uma oportunidade de mostrar suas obras. A princípio as obras de autoria feminina ainda estavam arraigadas com ideologias patriarcais, foi timidamente que essas estruturas preestabelecidas foram mudando.\r\n Nesse trabalho também evidenciamos a literatura de Adélia Prado, escritora a frente do seu tempo que buscou seu espaço e mostrou ter um estilo próprio e contundente. Destacaremos não apenas o estilo da autora como uma das suas temáticas, talvez a mais presente em suas obras: a representação da mulher. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => "LITERATURA, FEMINISMO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA6_ID1497_01052016190313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA CAVALCANTE COSTA " "autor_nome_curto" => "LAYSA COSTA " "autor_email" => "laysacosta@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18633 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PERSPECTIVAS ACERCA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => """ O presente trabalho procura esclarecer aspectos relevantes à construção da literatura de autoria feminina, evidenciando as diferentes etapas da evolução dessa literatura, desde as diferenças entre gêneros, apontando para superioridade dos homens no contexto social a um panorama sobre as obras e autoras que tiveram relevância no cenário literário. Busca-se compreender como as mulheres conseguiram ocupar um lugar de destaque na literatura, os caminhos que foram percorridos, os desafios que foram ultrapassados e as mudanças que estas produções de autoria feminina acabaram promovendo dentro da sociedade.\r\n A crítica literária feminina iniciou-se na segunda metade do século XX e se construiu através duas modalidades. A primeira refere-se ao resgate de obras escritas por mulheres e que, no decorrer do tempo, foram destinadas ao ostracismo; a segunda desenvolve a releitura de obras literárias, independentemente da autoria, considerando a experiência da mulher. Procura-se deste modo, detectar através do estilo, da temática e das diferentes vozes do texto, a relevância da voz feminina e os traços de patriarcalismo que perpassam a obra. A contribuição da crítica feminina foi relevante para que as escritoras passassem a ter uma oportunidade de mostrar suas obras. A princípio as obras de autoria feminina ainda estavam arraigadas com ideologias patriarcais, foi timidamente que essas estruturas preestabelecidas foram mudando.\r\n Nesse trabalho também evidenciamos a literatura de Adélia Prado, escritora a frente do seu tempo que buscou seu espaço e mostrou ter um estilo próprio e contundente. Destacaremos não apenas o estilo da autora como uma das suas temáticas, talvez a mais presente em suas obras: a representação da mulher. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => "LITERATURA, FEMINISMO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA6_ID1497_01052016190313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA CAVALCANTE COSTA " "autor_nome_curto" => "LAYSA COSTA " "autor_email" => "laysacosta@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }