PRA MENINO OU PRA MENINA? UMA ANÁLISE SOBRE O USO DO LÚDICO E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA CRECHE AMBROZINA PAULINA DOS SANTOS EM SÃO BENTO - PB
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18646 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "PRA MENINO OU PRA MENINA? UMA ANÁLISE SOBRE O USO DO LÚDICO E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA CRECHE AMBROZINA PAULINA DOS SANTOS EM SÃO BENTO - PB" "resumo" => "A creche deve ser percebida como um espaço de construção onde as crianças possam ter oportunidade de compreender o mundo que os cerca e encontrar além de proteção, o apoio necessário para sua formação enquanto sujeitos sociais. Dessa forma, se faz necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas livres de padronizações e preconceitos, ofertando aos sujeitos múltiplas possibilidades de expressão. Dentro dessa perspectiva, discutir sobre gênero se faz uma tarefa primordial para a construção do respeito à diversidade já na educação infantil uma vez que as formalizações de masculino e feminino são construções sociais e como tal podem ser trabalhadas com o intuito de desconstruir estereótipos e desenvolver culturas de aceitação e respeito. Nesse sentido, o uso do lúdico se torna aspecto valioso para a compreensão dos papéis sociais na medida em que podem servir como instrumento de conscientização ou de reforço ao binarismo de gênero dependendo da postura didática adotada. Partindo desse entendimento, o presente estudo tem como objetivo perceber como o uso do lúdico formaliza a discussão de gênero na creche municipal Ambrozina Paulina dos Santos localizada na cidade de São Bento – PB. É um estudo que pretende investigar se a prática pedagógica desenvolvida nesta instituição faz uso dos brinquedos como instrumento de formação para a diversidade dos alunos ou se sacraliza as práticas estereotipadas em que meninos e meninas têm espaços rigidamente demarcados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "LÚDICO, CRECHE, GÊNERO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1348_24042016114611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCINA SIMPLICIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALCINA " "autor_email" => "alcinasimplicio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18646 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "PRA MENINO OU PRA MENINA? UMA ANÁLISE SOBRE O USO DO LÚDICO E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA CRECHE AMBROZINA PAULINA DOS SANTOS EM SÃO BENTO - PB" "resumo" => "A creche deve ser percebida como um espaço de construção onde as crianças possam ter oportunidade de compreender o mundo que os cerca e encontrar além de proteção, o apoio necessário para sua formação enquanto sujeitos sociais. Dessa forma, se faz necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas livres de padronizações e preconceitos, ofertando aos sujeitos múltiplas possibilidades de expressão. Dentro dessa perspectiva, discutir sobre gênero se faz uma tarefa primordial para a construção do respeito à diversidade já na educação infantil uma vez que as formalizações de masculino e feminino são construções sociais e como tal podem ser trabalhadas com o intuito de desconstruir estereótipos e desenvolver culturas de aceitação e respeito. Nesse sentido, o uso do lúdico se torna aspecto valioso para a compreensão dos papéis sociais na medida em que podem servir como instrumento de conscientização ou de reforço ao binarismo de gênero dependendo da postura didática adotada. Partindo desse entendimento, o presente estudo tem como objetivo perceber como o uso do lúdico formaliza a discussão de gênero na creche municipal Ambrozina Paulina dos Santos localizada na cidade de São Bento – PB. É um estudo que pretende investigar se a prática pedagógica desenvolvida nesta instituição faz uso dos brinquedos como instrumento de formação para a diversidade dos alunos ou se sacraliza as práticas estereotipadas em que meninos e meninas têm espaços rigidamente demarcados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "LÚDICO, CRECHE, GÊNERO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1348_24042016114611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCINA SIMPLICIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALCINA " "autor_email" => "alcinasimplicio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }