TESSITURAS DE DESTINOS: MEMÓRIA E HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS CAMPINENSES DOS ANOS 1990
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18714 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "TESSITURAS DE DESTINOS: MEMÓRIA E HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS CAMPINENSES DOS ANOS 1990" "resumo" => "Este trabalho se detém ao estudo da temática que envolve a história de vida de mulheres docentes dos anos de 1990 de Campina Grande, com o principal objetivo de compreender, a partir do diálogo entre História e Educação, a trajetória de vida de professoras campinenses através de suas memórias e representações do cotidiano escolar. Propomos articular as discussões entre gênero e docência na História da Educação através do trabalho com memória, prática docente e vida de professoras, uma vez que as experiências vividas reconstroem o passado ao tecer suas representações no presente. Discutimos sobre a história de vida de professoras campinenses a partir do campo da História Cultural, cujos conceitos trabalhados foram memória, representações, práticas culturais, identidade, gênero e educação, tendo como auxílio as principais contribuições teóricas Louro (2010), Scott (1990), Matos (2013), Delgado (2012) e Pedro (2005). A metodologia abordada foi a história oral temática, utilizando a trajetória destas docentes no contexto educacional. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da disciplina de História do ensino básico da rede pública da cidade de Campina Grande, valorizando a importância destas discussões no campo da historiografia ao perceber, compreender e interpretar os sentidos que cercam as invenções culturais e sociais, em suas transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico na percepção das subjetividades das mulheres docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História, sentimentos e afetos." "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MEMÓRIA, REPRESENTATIVIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA11_ID934_02052016230934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANNA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALIANNA" "autor_email" => "alianna_silva11@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18714 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "TESSITURAS DE DESTINOS: MEMÓRIA E HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS CAMPINENSES DOS ANOS 1990" "resumo" => "Este trabalho se detém ao estudo da temática que envolve a história de vida de mulheres docentes dos anos de 1990 de Campina Grande, com o principal objetivo de compreender, a partir do diálogo entre História e Educação, a trajetória de vida de professoras campinenses através de suas memórias e representações do cotidiano escolar. Propomos articular as discussões entre gênero e docência na História da Educação através do trabalho com memória, prática docente e vida de professoras, uma vez que as experiências vividas reconstroem o passado ao tecer suas representações no presente. Discutimos sobre a história de vida de professoras campinenses a partir do campo da História Cultural, cujos conceitos trabalhados foram memória, representações, práticas culturais, identidade, gênero e educação, tendo como auxílio as principais contribuições teóricas Louro (2010), Scott (1990), Matos (2013), Delgado (2012) e Pedro (2005). A metodologia abordada foi a história oral temática, utilizando a trajetória destas docentes no contexto educacional. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da disciplina de História do ensino básico da rede pública da cidade de Campina Grande, valorizando a importância destas discussões no campo da historiografia ao perceber, compreender e interpretar os sentidos que cercam as invenções culturais e sociais, em suas transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico na percepção das subjetividades das mulheres docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História, sentimentos e afetos." "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MEMÓRIA, REPRESENTATIVIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA11_ID934_02052016230934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANNA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALIANNA" "autor_email" => "alianna_silva11@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }