RAMOS, Érika Da Silva et al.. A dança aplicada no contexto da proteção social básica. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19735>. Acesso em: 28/12/2024 23:08
Este trabalho é resultante de um projeto de extensão oriundo do curso de licenciatura em Dança da Universidade do Estado Amazonas (UEA), devidamente contemplado por processo seletivo estadual e recebeu o financiamento governamental para sua execução. Seu objetivo era disponibilizar oficinas de dança acadêmica (ballet e jazz) ao público da zona norte da cidade de Manaus, assistidos pela política de proteção social básica, promovendo tanto a vivência e discussão desta arte como fortalecimento cultural da comunidade, quanto às competências de alunas da universidade citada através da experiência teórico-prática. Os aspectos metodológicos tiveram uma ação filosófica fenomenológica, e embora tenha sido experiência de extensão universitária, viu-se a necessidade de traçar o caminho da pesquisa exploratória, tendo como procedimento técnico a prática de campo, além de ter sido feito acompanhamento bibliográfico de materiais que poderiam auxiliar ao alcance dos objetivos didáticos. O mesmo acontecia semanalmente, durou doze meses, nos turnos matutino e vespertino. Para a realização das aulas de dança quatro participantes estiveram presentes em todo o percurso, sendo duas acadêmicas bolsistas, uma voluntária e uma coordenadora. Os resultados obtidos indicaram que é possível aplicar os conteúdos que são aprendidos dentro do ensino de terceiro grau à comunidade, e que os acréscimos perpassam tanto ao lado das acadêmicas quanto aos sujeitos atendidos pelas oficinas, havendo pois pequenas dificuldades, naturalmente ocorridas, comumente esperado em projetos de cunho social, porém viu-se que os progressos deram-se em maior graus pois a dança trouxe avanços significativos diante dos contrastes indesejáveis causados por situações de vulnerabilidade social da zona geográfica citada.