O presente artigo tem como ponto de partida: A Educação à Distância: Um Novo Caminho para Educar. Sendo assim, buscou- se argumentos, nos discursos e nas políticas educacionais atuais voltadas para a educação a distância. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas na educação a distância, bem como entender sua relevância social. Tem como objetivos específicos: compreender a relação entre educação a distância e as tecnologias de informação e comunicação, bem como compreender a importância da educação e das novas tecnologias para construção do sujeito humano e social. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico como autores que trabalham a temática em questão, afim de buscar subsídios para enriquecer este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Gama, 1986). (Carneiro 2002), (Medeiros 2001) (Valente, 1998). O interesse pela temática justifica-se por ser professor, e perceber que ainda há necessidades de se conhecer a educação a distância como uma modalidade, que contribuirá de forma significativa para o processo ensino aprendizagem e que veio para universalizar o ensino, principalmente para aquelas pessoas com baixo poder aquisitivo. A intenção é sensibilizar o sujeito que a que as novas tecnologias quando utilizadas de maneiras adequadas, podem enriquecer o trabalho docente e enriquecer a aprendizagem do aluno.