CARVALHO, Nádia Priscila De Lima. A infância e a escola: uma aproximação necessária. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19924>. Acesso em: 28/12/2024 13:40
O presente artigo pretende trazer algumas considerações, a luz da teoria estudada, sobre a importância e necessidade de aproximação entre a escola e a infância. O mesmo objetiva abordar a importância e necessidade de aproximação efetiva da escola da criança em relação a infância como forma de respeito e reconhecimento do sujeito criança como detentor de direitos. A criança precisa ser respeitada e acolhida de forma efetiva, quanto as suas especificidades, nos ambientes que se propõem atendê-las manifestando assim seus valores e vontades de forma livre e prazerosa. O lugar da criança, nas instituições de educação infantil e para além destas, é o lugar dela por direito e que precisa ser afirmado nas ações, nos espaços, nos objetivos, na metodologia e no respeito à integridade e pensamento do ser criança considerando dessa forma a criança como ser capaz de pensar e de agir no mundo. Com base nas leituras e sobre a realidade vivida pelas crianças, é notório observar o papel da escola como elemento fundamental na construção das possibilidades de ser criança e de viver a infância na escola. A distância existente entre a escola e a infância parece estar caracterizada entre o que se deve fazer e o que se faz. A questão da presença da infância e das especificidades da criança está respaldada sob leis e documentos que reconhecem sua importância e valor, mas a escola por vezes, na prática, não se detém a obedecê-las, tampouco a respeitá-las. É imprescindível que as instituições de Educação infantil sejam pensadas para a criança e com ela, norteando seu trabalho de forma a atender integralmente as especificidades da crianças e o seu desenvolvimento.