BRAGA, Rosangela Diniz et al.. A microcefalia sob o olhar psicopedagógico. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19972>. Acesso em: 28/12/2024 23:51
A presente reflexão caracteriza-se como uma prática pedagógica e social da unidade escolar, destacando-se entre estratégias ministradas de forma interdisciplinar que venham potencializar a criatividade e a valorização de cada educando. O tema em estudo tem como meta analisar as atividades e atitudes do professor em sala de aula com os alunos com microcefalia e/ou com alterações do sistema nervoso central. Visando especificar quais desses fatores favorecem a interação social, educativa desses alunos. Baseada nos estudos de (Melo, 2015), que apontam para o fato de que as pessoas portadoras de microcefalia apresentam dificuldades básicas do cotidiano e de que a inclusão escolar colocada em foco atualmente através dos víeis das representações é de fundamental importância para o alcance dessa aprendizagem; passamos a observar as atividades e atitudes do professor em sala de aula, na busca de verificar quais dessas atividades contribuem para melhorar o desenvolvimento intelectual desses alunos.Os dados foram coletados na APAE-CG/PB, o que torna esta pesquisa, um instrumento valioso para aqueles que lidam com pessoas portadoras de necessidades educativas diferenciadas.