, Anacláudiaribeirodasilva. A música como tema norteador dos conteúdos de geografia. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19979>. Acesso em: 29/12/2024 17:36
A música é um grande suporte para as aulas de Geografia, pois está muito ligada à cultura. O artigo visa destacar as principais atividades que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia com alguns alunos da EEEFM José Rocha Sobrinho em Bananeiras – PB, através da abordagem do projeto – A música como tema norteador dos conteúdos de Geografia, o qual teve como intuito compreender a relação existente entre música, educação e cultura, através do conhecimento e valorização da diversidade musical local e do Brasil, contextualizados a partir dos conteúdos de Geografia. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o projeto envolveu 88 alunos das turmas do 3º ano A, B, e F (Ensino Médio). Aplicado durante o 1º, 2º e 3º Bimestre do ano letivo de 2015, contou com três etapas: a influência da geopolítica nas músicas brasileiras, as músicas de Luiz Gonzaga no contexto do semiárido nordestino e a origem do samba através do processo de miscigenação da população brasileira, que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia e depois apresentadas para toda a comunidade escolar através da culminância. Ao término do projeto, um dos estudantes relatou que “a música ajuda a facilitar a aprendizagem dos alunos, pois proporciona aulas diferentes, que é um estímulo para muitos alunos que estão desinteressados por achar as aulas chatas”. Podemos então considerar a música um instrumento educador, eficaz na vida escolar e na assimilação dos conteúdos de qualquer disciplina, uma vez que pode transformar as aulas em um instrumento capaz de despertar o senso crítico dos estudantes.