LIMA, Antonia Angela De. A prática docente e o processo de inclusão escolar. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20026>. Acesso em: 09/11/2024 13:00
RESUMO: A política de inclusão escolar no Brasil se revela como importante, necessária e urgente. No entanto, seria irresponsável tratar do problema de forma tão simplificada no sentido de não considerar as diversas ações que esta prática envolve. Entende-se, assim, que a prática docente inclusiva não se limita apenas a atuação do professor, mas, principalmente, ao desenvolvimento de uma política social que construa as condições sociais, econômicas e culturais para que tal ação se desenvolva a contento. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um raciocínio onde a prática docente aponte no sentido da inclusão desde que, sejam desenvolvidas ações que superem as limitações sociais, estruturais, culturais e econômicas na qual os ambientes escolares estão inseridos. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte problema: sabe-se que o processo de inclusão escolar aponta para a solução de um problema necessário e urgente, mas que, não depende exclusivamente do educador, mas sobretudo de políticas públicas que superem o problema da infraestrutura deficitária, da formação docente ineficiente, de uma cultura marginalizadora, e de uma realidade social desigual, injusta e excludente. Diante destes aspectos, teria sentido falar em processo de inclusão escolar quando a realidade social e política que orbita em torno do tema é excludente por si só? A pesquisa vai demonstrar que, muito embora o processo de inclusão escolar dependa de outras ações que estão no seu entorno, há de se considerar sua importância e necessidade no sentido de, por estas ações, instigar a superação de todos os outros, igualmente importantes, e que precisam ser desenvolvidos para que o processo de inclusão se dê de forma eficiente dentro do contexto educacional e social brasileiro.