A RELAÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AUSÊNCIAS E TÁTICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20068 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3380 "inscrito_id" => 13415 "titulo" => "A RELAÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AUSÊNCIAS E TÁTICAS" "resumo" => "O espaço escolar brasileiro, em especial o de escola pública, se constitui como território de conquistas, tendo em vista a luta desenvolvida ao longo da história para que a escola fosse acessível a todos. Percebido como território, o espaço escolar se torna campo de conflitos e, portanto, articulador de saberes, conhecimentos e experiências construídos nos grupos sociais das comunidades em seu entorno, mas, principalmente, baseia o entendimento de que a escola se insere em comunidades específicas e requer diálogos com os saberes locais. A integração dos saberes no currículo escolar se configura como elemento para fortalecer a função da escola de promover ambiente de construção de habilidades para inserção dos sujeitos na sociedade visando sua participação ativa. A escola inserida na comunidade reflete sobre seus objetivos e desempenho de seu papel educativo a partir do contexto local e em função de suas necessidades, para que sua comunidade conheça sua realidade e possa participar ativamente dos processos sociais necessários a solucionar seus problemas. Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2013, assim como apresenta sua base teórica e alguns resultados obtidos, além de dialogar com o tema da formação de professores na atualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID13415_18082016235435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZZA RAQUEL" "autor_email" => "andrezzacirne@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20068 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3380 "inscrito_id" => 13415 "titulo" => "A RELAÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AUSÊNCIAS E TÁTICAS" "resumo" => "O espaço escolar brasileiro, em especial o de escola pública, se constitui como território de conquistas, tendo em vista a luta desenvolvida ao longo da história para que a escola fosse acessível a todos. Percebido como território, o espaço escolar se torna campo de conflitos e, portanto, articulador de saberes, conhecimentos e experiências construídos nos grupos sociais das comunidades em seu entorno, mas, principalmente, baseia o entendimento de que a escola se insere em comunidades específicas e requer diálogos com os saberes locais. A integração dos saberes no currículo escolar se configura como elemento para fortalecer a função da escola de promover ambiente de construção de habilidades para inserção dos sujeitos na sociedade visando sua participação ativa. A escola inserida na comunidade reflete sobre seus objetivos e desempenho de seu papel educativo a partir do contexto local e em função de suas necessidades, para que sua comunidade conheça sua realidade e possa participar ativamente dos processos sociais necessários a solucionar seus problemas. Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2013, assim como apresenta sua base teórica e alguns resultados obtidos, além de dialogar com o tema da formação de professores na atualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID13415_18082016235435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZZA RAQUEL" "autor_email" => "andrezzacirne@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }