Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade. O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança.