RÊGO, Edgar Hakim Sousa et al.. Aprender e encantar com o cordel. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20261>. Acesso em: 28/12/2024 11:56
A reflexão que vamos compartilhar encontra-se articulada a um estudo realizado pelos bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. A investigação teve o objetivo de evidenciar a importância da literatura de cordel na formação dos alunos do 5º ano através da pesquisa-ação. A escola municipal que aderiu o processo de investigação fica localizada na cidade de Natal/RN, em um bairro movimentado pelo comercio e moradores da classe média baixa e alta. Alguns alunos matriculados na escola vem de transporte escolar dos bairros mais distantes e com moradores de baixa renda. A vinculação desses alunos com a escola é limitada e nas duas turmas que nos foi concedida a aplicação da pesquisa há alunos com resistência às atividades escolares, histórico de reprovações e de precário rendimento escolar. A pesquisa foi iniciada com entrevista envolvendo a coordenadora e professora, tendo como finalidade conhecer o nível de alfabetização e letramento dos alunos. A necessidade de desenvolver um estudo que permitisse trabalhar as fragilidades das turmas e contemplar o gênero cordel, para assegurar a valorização da cultura popular, impulsionou a estruturação do planejamento da pesquisa-ação e de sua concretização durante o período de um semestre. Após a primeira etapa (sondagem) do estudo selecionamos o material de alguns cordelistas locais. No início alguns alunos resistiram, mas no decorrer do processo eles cederam a proposta e a realização das intervenções planejadas. Ademais, a pesquisa oportunizou a aprendizagem e o encantamento por este gênero literário. Ao final, na avaliação do estudo, os alunos relataram os pontos positivos e observamos que os objetivos de valorizar a cultura popular e superar as fragilidades na habilidade da escrita e leitura haviam sido alcançados de forma favorável; assegurando os propósitos da investigação.